"Filha, mãe, esposa, advogada.
Amiga dos seus amigos.
Leal, honesta e direta.
Uma apaixonada por música, livros e pela escrita.
Amante de uma boa conversa e de aprender coisas novas.
Em permanente busca de novos desafios."
De formação universitária em Finanças e Crédito, mas com forte ímpeto pelo ensino autodidata, buscando conhecimentos e saberes da vida, que não se apreende nas escolas e universidades. Natural de Santo Antão, ilha majestosa que me consagrou um dom aventureiro, amoroso, e apaixonado pela natureza. Sou fascinado pelo estudo de temáticas da globalização, geopolítica, religião, simbolismo, espiritualidade e afins.
Um autodidata, amante da palavra, eterno curioso, ávido pelo diálogo, um palestrante e apaixonado pelo conhecimento, espiritualista pelo racionalismo cristão.
Na vida prática um ativista. Socorrista, maratonista amador com vitórias também sobre mim, pelo género, contra a violência gratuita, admirador da vida animal, pela ecologia, em suma, por tudo o que seja vida. E na parte social, um rebelde com causas e coragem, atento aos ritos do poder e estribado na luta para ajudar a pobreza, contra a corrupção, contra a discriminação e sobretudo pela ética.
"Em uma palavra, eu sou comunicação. Com palavras ditas e escritas e, principalmente, com as não ditas. O amor pela leitura foi herdado da mãe, que lia todos os rótulos, todas as folhas encontradas a caminho de casa e todas as revistas velhas das salas de espera. Da leitura à escrita, impreterivelmente em folhas avulsas e à mão, foi um passo. As competências de/em comunicação, uso para criar e gerir comunidades, seja de 2, 3 ou dezenas de milhares de pessoas".
Mãe, filha, esposa e jornalista. Agora correspondente da INFORPRESS em Lisboa, a profissão de jornalista é exercida desde 2007. Em 2010 entrou para Agência Cabo-verdiana de Notícias – INFORPRESS, onde desempenou a função de Diretora de Informação de 2018 a 2021. Antes de abraçar a tempo inteiro a sua profissão de Jornalista, lecionou durante vários anos no ensino secundário a disciplina de Língua Portuguesa. Ama estar com o filho, de dormir.
Escritora, intérprete e tradutora, já trabalhou no privado e no público, recebeu prémios literários, plantou árvores, escreveu livros, participou em antologias e pôs uma menina e um menino no mundo. Continua a escrever e a gostar do mar.
É natural da ilha das montanhas, lugar que preenche o seu imaginário e que serve de cenário para as suas criações. Na literatura, a sua preferência recai sobre a poesia, mas também interessam-lhe os géneros contos tradicionais e ficção científica.
"Crónicas, contos e confissões de uma solteira gira e bem-resolvida que não cumpriu o papel para o qual foi formatada: casar e procriar. Radicada em Lisboa, é blogger, cronista, inspiring talker, cupido profissional, organizadora de eventos e tudo o mais que a desafiar. Por gostar de ser/estar feliz, a sua escrita é recheada de humor e positividade, com uma pitada de sarcasmo pelo meio".
Considera ser uma jovem dinâmica, engajada e bastante proativa. Licenciada em Ciências Sociais e Políticas pela Uni-CV, é formadora Profissional pelo IEFP do Mindelo e técnica especializada em Gestão Hoteleira e Alojamento pela EHT de Coimbra. Possui formações complementares em Género, intervenção social, educação e gestão financeira, e desenvolvimento, implementação e avaliação de projetos sociais entre outras. Também está envolvida em projetos sociais na área do associativismo juvenil, cidadania e voluntariado.
"Patxê parloa que cresceu em São Vicente, e que fala o crioulo com sotaque de S. Antão. Relações Públicas de formação, ambientalista de coração, adora ler, e escrever é a forma que encontrou de enfrentar os demónios e os anjos que habitam em si. Deve à minha mãe o gosto pela escrita e o tom sarcástico. Escreve mais prosa do que poesia e é sempre sobre a realidade do outro entrelaçado com a sua, com doses q.b de ironia. Uma “contadora de estórias dos outros” e se não fosse Relações Públicas, seria Astronauta"
Gestor de Património Cultural. Natural da ilha de Santo Antão, filho da zona de Espongeiro, sou um apaixonado pela
cultura cabo-verdiana e sua riqueza patrimonial. Sempre atento a realidade do meu país,
tenho nos museus a minha fonte de conhecimento e de inspiração para analisar e
perceber as dinâmicas socioculturais de Cabo Verde, com especial atenção às minhas
ilhas de Santo Antão e Santiago.
Sou uma amante da música e das letras e apaixonada pelos pequenos presentes da vida: uma caneca de café quente; o cheiro do pão acabado de sair de forno; brisa do mar e outras gotas de felicidade.
Analista certificada pela European Federation of Financial Analysts Societies, com uma experiência acumulada de 10 anos no setor bancário distribuídos entre Cabo Verde, Portugal e Angola.
Gestor de Imaginário, Escritor, Produtor Cultural, Gestor de Conteúdos e Coordenador Nacional para Cabo Verde da Iniciativa Africana de Artistas para a Paz - AAPI. Formado em Ciências da Comunicação - Jornalismo e Docente Universitário desde 2012. Com interesse especial pela produção para a infância através da JOVEMTUDO Cabo Verde.
"Ao longo das últimas duas décadas a
escrita televisiva ocupou grande parte da minha vida profissional enquanto jornalista. A obrigação diária de poupar nas palavras deixou em mim a vontade de libertar no vento tudo o que guardo no peito".
Investigador, produtor cultural, ator, encenador, dramaturgo e ativista. Doutorando em Comunicação, Cultura e Artes pela Universidade do Algarve, Mestre em Artes Cénicas pela Universidade Nova de Lisboa e Licenciado em Marketing pelo ISCEE.
"Sou a Jacky lá de casa e a primeira barriga da minha mãe.
Quase nada frequentei o pré-escolar, mas as letras misturaram-se aos desenhos ainda cedo para mim. Rabisquei poemas de amor, toda minha infância e agora mulher, escrevo as vidas que me chegam, atuo sobre as escritas dos outros e até canto (desafinada, claro). As palavras fascinam-me tanto. Nas suas mais variadas formas. E não é que elas têm vida? Permita-se."
"Nascida e criada na ilha do Monte Cara, ganhou asas para o mundo. É Jornalista de formação pela UERJ, Brasil. Adora viajar, ler, ir ao cinema, ao teatro e estar com as pessoas que ama. Atualmente vive em Lisboa. É mãe de duas princesas Luso-Caboverdianas."