
Terça-feira, 30 de Maio, 2023
Criativos das artes do desenho e da escrita de Cabo Verde, Angola e Moçambique já podem apresentar as suas propostas para a segunda edição do programa BD PALOP, informa a organização.
Segundo a mesma fonte, as candidaturas que devem ser apresentadas por duplas criativas, compostas por um(a) argumentista e um(a) ilustrador(a), devem ser apresentadas até 17 de abril. O regulamento do concurso está disponível no site do projeto.
De recordar que três duplas de criadores cabo-verdianos (ver fotos em baixo) participam na primeira edição da bolsa literária BD PALOP que vai ainda este ano publicar 9 livros de autores lusófonos.
A BD PALOP é um projeto lusófono de três anos que foi lançado em abril de 2022 e na sua primeira edição contou com 18 criadores africanos. O projeto foi um dos vencedores do edital Pro-Cultura 2022 e surge pela mão da Anima Studio de Moçambique, líder do projeto, com a editora cabo-verdiana JovemTudo, da angolana Boom Comics e ainda A Seita, de Portugal.
“O objetivo da iniciativa é fomentar, dinamizar e consolidar o interesse na criação e consumo de banda desenhada em Moçambique, Angola e Cabo Verde, propondo uma série de atividades de apoio, capacitação e acesso aos mercados internacionais. Estas atividades contribuirão para o aumento da empregabilidade e geração de renda nos sectores das indústrias culturais e criativas e para o aumento da literacia entre as camadas mais jovens”, explica a JovemTudo em comunicado.
Na primeira edição da BD PALOP, foram selecionados, entre 50 participantes, 18 jovens de Angola, Moçambique e Cabo Verde. Os criadores foram selecionados em duplas, tendo sido selecionadas 3 duplas por país e receberam uma bolsa literária anual, de 5 mil euros (550 contos), e tiveram uma formação e mentoria com profissionais internacionais.
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv