Câmara da Praia incentiva jovens à criatividade através de formação em artes decorativas e artesanato

A Câmara Municipal da Praia iniciou hoje uma formação em artes decorativas e artesanato, no âmbito do programa “Cidadi Kultural – Park d’Art”, que objectiva incentivar a criatividade e promover assim uma maior dinâmica cultural no País.

O director da Cultura e Economias Criativas da autarquia capitalina, Adilson Spínola, no acto de abertura do evento, realçou a importância do engajamento dos jovens nas produções culturais locais e programas que incentivam a criatividade e dinamizam a cultura.

“A formação ministrada pelo mestre artesão Gustavo Duarte é uma oportunidade para vocês [n.d.r. os formandos] aprenderem técnicas de produção valorizando materiais locais, promovendo e dinamizando a cultura e assim devolvendo vida ao parque que um dia foi o coração cultural da Cidade da Praia”, explicou.

Segundo Gustavo Duarte, mestre artesão e formador, a formação pretende capacitar os participantes, valorizando materiais locais e incentivar para uma “maior adesão” dos jovens às formações relacionadas com o artesanato, elevando, assim, cada vez mais, o nível dos artistas locais.

“Vamos fazer uma visita guiada pelo parque e aproveitar para recolher materiais para as produções da formação, mostrando assim que nós é que escolhemos os materiais e não o contrário, criar uma arte partindo do nada e sobretudo distinguir artesanato de trabalhos manuais”, ressaltou.

A formação tem duração de 30 horas, as inscrições continuam abertas e é totalmente gratuito, e o programa oferece ainda uma série de actividades em comemoração ao Mês da Cultura e das Comunidades, promovendo assim “uma maior dinâmica cultural”.

As actividades do programa “Cidadi Kultural – Park d’Art” arrancaram na segunda-feira, 18, e prolongam-se até ao dia 31.

A festa da cultura promovida pela Câmara Municipal da Praia conta com actuação da banda municipal, batucadeiras, Zeca Nha Reinalda e banda e Konberssu sabi – Pincezito e Gil Moreira, além de música e dança.

 

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest