Porto Novo recebe vários eventos culturais ate final de Outubro entre eles o “Kriol Urban Fest”

O município do Porto Novo, em Santo Antão, vai ser palco até final do corrente mês de vários eventos culturais, destacando-se o festival “Kriol Urban Fest”, que arrancou segunda-feira, 18.

Conforme um programa anunciado pela câmara, o concelho recebe ainda, além do festival “Kriol Urban Fest”, que vai na sua terceira edição, uma feira de livros, que arranca no dia 30, e uma gala musical, denominada “Todo Mundo Canta”, também, agendada para 30 deste mês.

São eventos enquadrados nas comemorações do Dia da Cultura e das Comunidades, que aconteceu segunda-feira, 18, informou a autarquia, que aproveitou a data para, através e uma mensagem dirigida aos “fazedores da cultura”, reconhecer “o papel que cada um tem tido, dentro da sua actividade que desenvolve, na preservação, revitalização e transmissão da nossa identidade cultural”.

Entretanto, o centro cultural, a biblioteca municipal, o museu das romarias, uma escola de música são algumas das infra-estruturas culturais de que carece o município do Porto Novo, em Santo Antão, no entender dos agentes culturais locais.

O presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, manifestou, recentemente, esperança em que o museu das romarias, em construção há sete anos, fique pronto em Junho de 2022, por ocasião das festividades de São João, que acontecem em Junho.

Informou que a sua autarquia está também a trabalhar para a materialização da biblioteca municipal, um projecto igualmente defendido pela Associação Literária de Santo Antão, segundo a qual esta infra-estrutura “deixa muita falta” a Porto Novo.

O executivo camarário aposta na criação de uma sala de leitura, projecto previsto para o próximo ano, no âmbito do plano de investimentos municipais.

A criação de uma escola municipal de música faz parte ainda dos planos da Câmara Municipal do Porto Novo, que inscreveu no plano de investimentos para 2022 uma verba de 500 mil escudos para o ensino da musica.

 

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest