Artesão Beto Diogo expõe no Palácio do Governo artes produzidas em Eugénio Lima

O artesão Beto Diogo, especialista na arte e cabedal, expõe no átrio do Palácio do Governo produtos idealizados no “Projeto Arte sobre rodas” e confecionados por jovens de Achada de Eugénio Lima, na sua mais recente formação.

Os materiais exibidos, segundo o mentor do projeto, foram todos concebidos pelo grupo de jovens de Eugénio Lima, que participaram numa formação que ministrou nesta localidade da cidade da Praia, mediante o financiamento do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ).

Beto Diogo revelou que se pretende com esta ação de formação, empoderar os jovens no sentido de serem autónomos através da arte, ressaltando que o “Projeto Arte sobre Rodas” está, também, vocacionado para combater a violência através da arte, pelo que se pretende com esta exposição apresentar o resultado desta investida.

O curso, segundo explicou, contou com a participação efetiva de 15 jovens, de entre alguns em conflito com a lei, de modo que a potencialidade existente nesta localidade possa ser trabalhada, para que os jovens se sintam valorizados, porquanto acredita “a arte pode ser uma forma de combater a violência”.

Com mais de 10 anos de “estrada”, Beto Diogo disse que esta aposta pela formação junto dos mais novos é uma forma que encontrou para partilhar as suas técnicas e, ao mesmo tempo, inovar-se, pois considerou que por ser dinâmica, a arte terá sempre de acompanhar a evolução, visando a sua afirmação, cada vez mais, no mercado nacional e internacional.

O “Projeto Arte Sobre Rodas” é retratado pelo seu mentor com uma iniciativa nascida a partir de uma viatura adaptada, que se desloca as várias comunidades e ilhas para ir ao encontro de jovens, apostados na formação, enquanto uma forma de fazer com que os mesmos tenham oportunidade de evoluírem.

“Temos tido boas colaborações através dos poderes locais, temos conseguido parcerias para irmos mais longe. Já temos outros projetos, sendo de imediato a deslocação à ilha do Maio já esta quinta-feira”, rematou o artesão.

Inforpress/

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest