Artista da Brava 7Luas Band faz “balanço positivo” da participação no 7Sóis Luso Med Esch Orkestra

A artista Rosa Andrade, vocalista da Brava 7Luas Band que representou Cabo Verde na nova criação 7Sóis Luso Med Esch Orkestra, considerou “positiva” a sua participação na digressão pela Europa.

Em declarações à Inforpress, Rosa Andrade explicou que iniciaram os ensaios no dia 25 de Junho, no Luxemburgo, tendo decorrido até ao dia 30 de Junho e no dia 1 de Julho iniciaram-se os concertos que decorreram até 18 de Julho.

Segundo a mesma fonte, foi uma “experiência muito boa” pelo facto dos outros músicos já terem uma grande bagagem nesta área, considerando que ela era a “mais novata” no mundo da música e mesmo assim, o grupo no qual se integrou deu-lhe a oportunidade de opinar e não seguir um esquema “rígido”, o que, segundo a mesma, favoreceu-lhe na sua integração, sintonia com os outros e nas atuações.

Conforme realçou, o maior número de atuações foram no Luxemburgo, e mesmo a abertura foi neste país, no âmbito da programação oficial do Esch2022-Capital Europeia da Cultura.

A artista considerou ainda que foi uma experiência “incomparável e enriquecedora”, realçando que a orquestra teve um leque de shows e ela como vocalista, além de ensaiar os dois temas originais da Brava 7Luas Band com os membros de outros países, teve também de interpretar músicas na língua destes, nomeadamente do Luxemburgo, da Sérvia, da Itália e de Portugal.

Rosa Andrade sublinhou que foi um grande desafio, mas estava “muito entusiasmada” porque na música é preciso ter abertura e não ter um único repertório e além disso foi uma oportunidade para levar a música e a cultura bravense, cabo-verdiana a outras paragens e sair da sua zona de conforto.

A abertura do Festival Sete Sóis Sete Luas no Luxemburgo em Esch-sur-Alzette como parte do Esch2022-Capital Europeia da Cultura, foi feita no dia 1 de Julho, pelo Grão-Duque Henri do Luxemburgo, e contou com a presença do ex-Presidente da República de Cabo Verde e presidente Honorário do Festival Sete Sóis Sete Luas, Jorge Carlos Fonseca.

O 7Sóis Luso Med Esch Orkestra foi constituído por seis músicos de diversos países, sendo de Cabo Verde, Itália, Luxemburgo, Portugal e Sérvia, que atuaram no Luxemburgo, França, Itália, Eslovénia, Croácia e Portugal.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Pode gostar também

Deixe um comentário

Follow Us