Artistas Djam Neguin e Batchart lançam campanha “Se kel k bo é” para assinalar o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

Os artistas Djam Neguin e Batchart lançam campanha “Se kel k bo é” para assinalar o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e passar uma mensagem para os jovens de aceitação, amor próprio e de encontrar um propósito.

Djam Neguin, que falava à imprensa no âmbito do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que se assinala hoje, 10 de Setembro, sob o lema “Se kel k bo é” (ser você mesmo), ressaltou que a prevenção do suicídio deve ser realizada de “forma multidisciplinar, com cuidado e atenção”.

Segundo o mesmo, a campanha “Setembro amarelo” acontece anualmente, acrescentando que desde o ano transacto, em parceria com artista Batchart, resolveram dar os seus contributos a essa causa.

“Se kel k bo é – Setembro Amarelo” surgiu de uma música criada por Djam Neguem e Batchart.

“Queríamos, através da música, passar uma mensagem para os jovens, (…) de aceitação, amor próprio, de encontrar um propósito”, afirmou o artista.

Para ele, a música, “Se kel qui bo”, onde fala da auto-aceitação e apela às pessoas a ter um equilíbrio “mental e emocional necessário para poderem ultrapassar desafio de vida”.

Segundo aquele músico, durante a pandemia muitas pessoas deixaram de trabalhar, jovens sem perspectivas de vida e, sobretudo, pessoas em casa correndo o risco de desenvolver depressões e transtorno mentais. e acharam que seria um momento ideal para fazer um acasalamento entre a campanha, “Setembro Amarelo” e “Sê kel ki bu é”

“Setembro Amarelo” começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994.

Para Batchart, a música tem a ideia de chamar atenção das pessoas sobre a saúde mental e a sua importância no seu todo.

No seu entender, querem utilizar a arte de uma forma mais abrangente possível, e diferente linguagem para falar sobre a saúde mental.

O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objectivo de prevenir o acto do suicídio, através da adopção de estratégias pelos governos dos países.

A Organização Mundial de Saúde estima que o suicídio está entre as 20 principais causas de morte no mundo, sendo uma das principais entre adolescentes e adultos até aos 35 anos. A taxa de suicídio é maior nos homens do que nas mulheres.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest