Boa Vista: Ministério da Cultura assina contrato com cinco escolas de arte no âmbito do programa BA-Cultura

O Ministério da Cultura (MC) assinou esta quinta-feira, 08, contratos para atribuir financiamento do programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA-Cultura) com cinco escolas de arte beneficiadas, sendo três associações e duas escolas, no valor total de 927 contos.

Na Boa Vista, assinaram o contrato de financiamento do Programa Bolsa de Acesso à Cultura – BA-Cultura a Associação Alcateia e Teen Wolf Family, com o projeto “Alcateia 2023”, a Associação Akuna Matata, com o projeto “A Arte Muda a Vida”, Tamara Ishmukhametova S2 Arte Place da Escola de Dança Arte Place Sisters 2, com o projeto “Aulas de Ballet” nas categorias de Artes Cénicas e Dança, a Associação Abadá Capoeira, com o projeto “Criança no Ritmo”, e a Escola Musical Bom Jardim – Polo Boa Vista, com o projeto “Orquestra de Violino” na categoria de Música.

Estas escolas que assinaram o contrato por nove meses terão apoio financeiro repartido em três prestações, sendo a primeira paga após a assinatura do contrato e as restantes a cada período de três meses.

O ministro da cultura, Abraão Vicente, parabenizou as escolas que formalizaram este contrato e que passam agora a fazer parte da família bolsa de acesso à cultura, programa que contempla, a nível nacional, 4014 alunos.

“Fiquei absolutamente surpreendido e emocionado com a apresentação dos alunos que já fazem teatro, das bailarinas, os que fizeram coreografia, a batucada, a força destes adolescentes toca quem apoia a cultura”, concretizou, enaltecendo a força dos coordenadores, dos professores, dos alunos beneficiários do programa, e das escolas que acreditam neste projeto.

O governante disse esperar que, futuramente, os alunos relembrem das escolas de artes por onde passaram, e venham a ser artistas, dando contributos para a cultura cabo-verdiana.

O ministro reconheceu o trabalho “extraordinário” da edilidade, através da sua vereadora e da diretora da Cultura, na instalação do programa de acesso à cultura na Boa Vista, com um trabalho” abnegado e militante” pela causa deste setor.

Para a vereadora da Cultura da autarquia local, Nádia Santos, foi um momento especial num “ato importante, grandioso e satisfatório” para a edilidade que reconhece que existem escolas na ilha que fazem parte deste projeto nacional, inclusivo, que abarca muitos estudantes, e que dá a todos acessos à arte.

“A Câmara vai colaborar com muita proximidade e vontade com os alunos que fazem parte deste projeto, dado que a ilha é de arte, de talentos, (…) desde teatro, dança, música”, afiançou, acreditando que isso enche a todos de alegria e traz maior responsabilidade à equipa camarária em continuar a incentivar, a dar atenção à cultura e à arte na Boa Vista.

Esta responsável sublinhou o facto de a ilha estar cada vez dinâmica, diversificada, activa, verificada no aumento e constante atividades culturais, em áreas que servem igualmente de oferta ao maior sector económico da ilha que é o turismo.

A Coordenadora do programa Bolsa de Acesso a Cultura, Indira Lima, por sua vez, manifestou-se igualmente surpreendida com os projetos das escolas de arte na Boa Vista, onde pela primeira vez o MC assina contratos do programa BA-Cultura.

“É possível a transformação que desejamos para Cabo Verde porque foi possível ver como é gratificante graças ao trabalho em conjunto, com respeito, partilha, e djunta-mon, confirmado com a atuação e apresentação das escolas beneficiadas do programa”, verificou, apelando a continuação desta sinergia para com o BA-Cultura.

E apesar da mesma admitir dificuldades e tenha pedido que todos continuem com afinco para fazer acontecer e desenvolver este trabalho sociocultural, garantiu todo o apoio e ajuda necessária da equipa BA –cultura que estará sempre disponível e de portas abertas para ultrapassar os desafios futuros.

BA-Cultura é um programa criado pelo Governo de Cabo Verde, com o objetivo de formar crianças, adolescentes e jovens cabo-verdianos, com baixo poder económico, fornecendo, gratuitamente, o acesso à arte e cultura dentro das próprias comunidades onde estes residem.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest