Boa Vista: Reabertura da Biblioteca e da Escola de Música entre os projectos culturais estruturantes

A restruturação da Biblioteca Municipal e a reabertura da Escola de Música, que passaram a funcionar no Centro de Arte e Cultura, são alguns dos projectos da autarquia boa-vistense para dinamizar o sector cultural na Boa Vista.

A informação foi dada à Inforpress pela directora da Cultura, Lady Diana, a propósito das actividades que Câmara Municipal da Boa Vista tem em agenda para Outubro, mês da Cultura.

Para começar, a partir de hoje, Dia Nacional da Cultura, o Centro de Arte e Cultura (CAC) acolhe uma exposição mista que junta o tradicional e o moderno, numa mostra que inclui objectos da antiguidade com outros diferentes tipos de arte como cestaria e cerâmica.

Entretanto, dos planos em carteira considerados estruturantes, Lady Diana destacou a restruturação da Biblioteca Municipal, estrutura que se encontrava fechada desde Fevereiro deste ano, com vista a torná-la dinâmica e funcional já a partir do mês de Novembro.

Isto porque conforme a responsável, constatou-se que a biblioteca não estava nada atractiva e, praticamente não recebia pessoas, pelo que certificou, a nova biblioteca vai ter áreas para crianças, de multimédia, leitura e de pesquisa.

E para a reorganização da instituição, avançou que nesta semana chega uma técnica da Biblioteca Nacional para ajudar neste processo de restruturação, nomeadamente através de formações na área bibliotecária.

A abertura de inscrições, “brevemente”, para o reinício do ensino de aulas de violão, violino e flauta é outro foco da edilidade para Outubro, mês da cultura, segundo a directora.

Para ambos os projectos, Lady Diana informou que a edilidade está a trabalhar na aquisição de equipamentos e materiais e organização dos espaços e obras como pintura geométrica na parede do Centro de Arte e Cultura, onde passará a funcionar estas duas instituições.

Nessa linha cronológica de reativação de programas culturais no CAC, a directora da Cultura informou que outras actividades artísticas paralelas já decorrem, como aulas de dança, ritmos tradicionais e contemporâneo.

“A câmara quer dar nova dinâmica ao sector cultural na ilha, e, para isso, temos na agenda para o mês que se dedique a cultura nacional, dar especial atenção aos projectos estruturantes que trazem nova dinâmica e outras valências para o sector na ilha”, disse.

E por se estar também no mês dos idosos, a directora contou que em conjunto com o Gabinete de Acção Social têm um programa com actividades já iniciadas em todos os povoados para levar momentos culturais aos idosos da ilha.

“Para fechar o mês vamos reunir com músicos e artesãos para uma conversa aberta”, afirmou, observando ser esta uma forma de lhes dar uma atenção ouvindo as suas preocupações, problemas, e, sobretudo, sobre o que esperam da edilidade.

Antes disso, Lady Diana indicou que está programado um workshop na área da construção de monumentos e estátuas, com o escultor são-vicentino Ró d´Interart Culture. E durante a parte prática da formação se vai reparar o monumento, situado em frente ao pátio do CAC, que homenageia os músicos da Boa Vista.

Quanto ao teatro, a directora da Cultura informou que, no dia 24 de Outubro, o grupo Casa Nova vai representar a ilha da Boa Vista na quinta edição do Festival Internacional de Teatro do Atlântico (TEARTI), que acontece na Cidade da Praia.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest