Câmara Municipal da Praia faz balanço positivo da 28ª edição do Festival da Gamboa

O presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, fez esta segunda-feira, 23, um balanço positivo da 28ª edição do Festival da Gamboa, destacando a presença “em massa” das pessoas e reconhecendo necessidades de melhoria em alguns aspectos.

“Um primeiro aspecto que quero sublinhar é que estamos todos conscientes de termos verificado uma presença em grande. A população da Praia, e não só, esteve presente em massa no Festival da Gamboa”, disse Francisco Carvalho em conferência de imprensa.

O autarca disse ainda ser importante sublinhar que em termos de ambiente e em termos dos sentimentos que as pessoas desenvolveram em relação a este festival foi “extremamente positivo” e “de alegria”.

“Foi feita uma avaliação muito positiva, ainda bem que as coisas correram dentro da normalidade, evidentemente devido ao esforço de um conjunto enorme de pessoas, de instituições e funcionários”, frisou.

O presidente da Câmara Municipal da Praia destacou ainda a “satisfação” que foi ter a oportunidade de fazer uma homenagem a duas figuras “emblemáticas e fortes” da capital, que são os irmãos Zezé e Zeca di Nha Reinalda.

“A história nos permitiu ter esta oportunidade de fazer esta homenagem a essas duas figuras da nossa cultura que, com as suas músicas com as suas letras, com os seus trabalhos e com um quadro de reflexões, pintam sobre o quotidiano de Cabo Verde, sobre a nossa sociedade”, disse.

Francisco Carvalho afirmou igualmente ter ficado evidente que o cartaz apresentado foi de “uma grande qualidade de um grande nível”, com “um grande equilíbrio entre géneros” e “depois também no palco houve momentos sublimes e extraordinários”.

“Os artistas colaboraram em termos de cachê, foram solidários em relação a esta edição do Gamboa e por isso ficamos todos felizes”, frisou.

Carvalho disse também ser claro que há alguns aspectos “em que é preciso melhorar”, nomeadamente a questão do horário.

“Gostaríamos muito de poder ter começado mais cedo. Não foi grave, mas vamos fazer um esforço no próximo ano. Mas também verificamos que na hora marcada para o arranque o espaço estava praticamente vazio, o que não fazia muito sentido começar”, observou.

A 28ª edição do Festival da Gamboa decorreu nos dias 20 e 21 de Maio, sendo que o primeiro dia contou com actuações de artistas como Zezé e Zeca di Nha Reinalda, Meno Petxa, Nunaus, Ga DaLomba, Indira, Ana Paula, Jennifer Dias, MC Tranka Fulha, Zé Espanhol, Garry e SOS Mucci.

No último dia do festival actuaram artistas como Mc Antipui, Boy Game, Gama, Manu Cabral dos Cabo Verde Show, Leo Pereira, Elida Almeida, Tony Fika e, a fechar, Soraia Ramos.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest