Câmara Municipal da Praia lança revista “Cult”

“Cult” é a nova Agenda Cultural da Praia, de periodicidade bimestral, lançada ontem, dia 19, pela Câmara Municipal da Praia com o propósito de “valorizar e congregar o que de melhor a capital tem para mostrar”.

Em cerimónia realizada numa das unidades hoteleiras, o presidente da Câmara Municipal da Praia disse que a revista tem o objectivo primordial de contribuir para colocar o município da Praia na rota do turismo nacional, alegando tratar-se de uma agenda que traz tudo o que se faz no concelho em termos da cultura, música, arte, pintura, gastronomia e sítios.

“É um marco que nós estamos a construir na nossa cidade para facilitar o contacto e aprofundar o conhecimento cultural da nossa cidade e contribuir para o desenvolvimento turístico no nosso município. Por outro lado, é uma montra que vai permitir que os fazedores da cidade tenham um espaço, um palco para apresentarem as suas ideias, trabalhos e inovações”, referiu Francisco Carvalho.

Iniciativa da Câmara Municipal da Praia, a “Cult” é para Carvalho um forte reforço da autarquia da capital a nível da cultura, pois que se pretende que seja “um espaço de valorização de tudo o que se faz, que é produzido e de tudo que já existe”, adiantando que a revista vai funcionar como roteiros turísticos dos sítios a serem visitados dentro da cidade.

Isto porque pretende-se que o “Cult” seja um elemento congregador e promotor do turismo no município da Praia, razão pela qual este lançamento coincidiu, propositadamente, com o lançamento do segundo edital vocacionado para o financiamento de projectos de iniciativas criativas de artistas para continuar a reforçar a aposta camarária na área da cultura.

De formato A5, a versão zero, denominada “Praia uma cidade em efervescência”, começa com uma nota do presidente em jeito de saudação e traz artistas considerados referências como Zezé de Nha Reinalda, Djirga, Theka, o rapper Ga da Lomba e entrevista com o geólogo, investigador e professor universitário José Maria Semedo, que retrata sobre o passado e o presente da cidade.

A “Cult” exibe um artigo sobre a “viagem imaginária do cabo-verdiano”, e roteiros turísticos como a Pró-Catedral de Nossa Senhora da Graça, o Miradouro Diogo Gomes, dá espaços para a rubrica Culinária e uma agenda cultural sobre artes e espectáculos, de entre outras iniciativas culturais idealizadas e materializadas nesta urbe como a CVMA ‘2021 e o AME’2022.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest