Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau realiza conferência sobre morna

A Câmara Municipal do Tarrafal realizou esta sexta-feira, 08, na Praia Branca, a 5ª conferência “morna – nôs identidade, nôs património” para debater os problemas da Morna e delinear o contributo que a autarquia pode dar à Morna.

“Com a conferência temos o objectivo de debater os problemas ligados à morna e aquilo que poderá ser o nosso contributo e desde que a morna passou a ser património imaterial temos debatido a melhor forma de preservá-la a nível nacional”, afirmou o vereador da Cultura na Câmara Municipal do Tarrafal, Adildo Soares.

Adildo Soares disse à Inforpress que para preservar este património, a Câmara Municipal do Tarrafal desenvolveu projectos “estruturantes”, que tem dado o seu contributo para a morna, destacando o Sodad Festival de Morna, a Casa da Morna e ainda a conferência “morna – nôs identidade, nôs património”.

Ana Samira Baessa, directora dos museus, participou na conferência com o tema “a morna no quadro do plano de salvaguarda: a importância dos espaços de representação e memória”.

“Temos o exemplo da Casa da Morna aqui na Praia Branca e queremos mostrar como esses espaços podem ser vistos como referência da morna no território e assim trabalhar todos os aspectos educativos e turísticos, potencializando este património”, avançou a directora dos museus.

Outro tema da conferência foi apresentado pelo historiador e técnico do Instituto do Património Cultural, Edson Brito, que falou sobre o universo feminino na morna, desde as cantadeiras ao presente, destacando o papel desempenhado pela mulher tanto na sua perspectiva de “rainhas e donas” da morna, bem como musas inspiradoras desse género musical.

Ao longo da conferência foi realizada ainda uma conversa aberta pelo músico Nhelas Spencer, que falou sobre o contributo que a sociedade civil pode dar juntamente com a autarquia, para a preservação da morna.

A 5ª edição da conferência ‘morna – nôs identidade, nôs património’, contou com a participação de diversos artistas e moradores da localidade de Praia Branca e está enquadrada na programação da 8ª edição do Sodade Festival de Morna.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Agenda