
Segunda-feira, 5 de Junho, 2023
O Centro Cultural do Mindelo (CCM) recebe, este sábado, 04, a estreia em Cabo Verde do filme “Alcindo”, que fala sobre Alcindo Monteiro, emigrante cabo-verdiano morto em Portugal por um grupo de neo-nazis.
A apresentação do filme/documentário acontece, em São Vicente, de uma parceria entre o CCM, juntamente com o Centro Cultural Português do Mindelo e o realizador Miguel Dores, que estará presente na estreia juntamente com familiares de Alcindo Monteiro.
Conforme a sinopse, a 10 de Junho de 1995, sob o pretexto múltiplo de celebrar o Dia da Raça e a vitória do Sporting na Taça de Portugal, um grupo volumoso de nacionalistas portugueses saiu às ruas do Bairro Alto para espancar pessoas negras que encontrassem pelo caminho.
O resultado oficial foram dez vítimas, uma delas mortal e cuja trágica morte, na Rua Garret, atribuiu o nome ao processo no tribunal – o caso Alcindo Monteiro.
“Este é um documentário sobre uma noite longa, uma noite do tamanho de um País” – lê-se na sinopse.
O realizador, segundo informações do CCM, há cerca de três anos, que começou a produção de uma longa-metragem documental sobre o caso Alcindo Monteiro, a partir da sua tese de mestrado em Antropologia.
Estreado no Doclisboa 2021, “Alcindo” é um documentário que “procura, através de múltiplas vias etnográficas, reconstruir esta memória traumática para a história de Lisboa e, sobretudo, para as pessoas negras do País”.
“A noite em que, motivado pelo Dia de Portugal, um grupo neo-nazi decide fazer um linchamento no centro da cidade tirando a vida a Alcindo Monteiro, cidadão português, mecânico de profissão, natural do Mindelo (Bela Vista)”, sublinham os promotores.
O documentário conseguiu, na sua “curta história”, ganhar o Prémio do Público no Doclisboa, o Grande Prémio e o Prémio de Melhor Documentário no festival Caminhos do Cinema Português de Coimbra, uma Menção Honrosa nos Prémios da Associação Portuguesa de Antropologia e o prémio Melhor Longa Metragem no Festival Clit de Setúbal.
O filme poderá ser visto no dia 04, no Centro Cultural do Mindelo, e no dia 09 na Faculdade de Educação e Desporto (FaED) da Universidade de Cabo Verde, e no dia 10 no denominado espaço Pé de Mot, na zona de Bela Vista, numa exibição ao ar livre em parceria com Centro Cultural Português do Mindelo.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv