Cordas do Sol, Kino Cabral, Irina Barros, Os Tubarões, Elji Beatzkilla, Zé Espanhol, Paulinha e Tabanka Djaz entre os mais de 30 artistas que vão atuar no Gamboa 2024

O festival vai ter bilhetes diários de 200 escudos, mas no domingo, dia dedicado aos mais jovens, a entrada é grátis.

A Câmara Municipal da Praia divulgou hoje, 14 de maio, o cartaz completo da 30.ª edição do Festival da Gamboa, que terá a duração de três dias – 17, 18 e 19 de maio. O evento terá atrações tanto para os adultos quanto para o público mais jovem no domingo, dia com entrada grátis.

A informação foi avançada pelo vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia, Jorge Garcia, que falava em conferência de imprensa nos Paços do Concelho.

Cordas do Sol, Djedje, Loreta KBA, Kino Cabral, CESF, Irina Barros, MC Acondize, Julinho KSD, MC Tranka Fulha, Vado Más ki Ás, PCC e Boy Game são os artistas e bandas que vão atuar no dia 17, primeiro dia do evento.

No dia 18, sábado, subirão ao palco: Os Tubarões, David Brazão, Neyna, Apollo G, Deejay Telio, Nelson Freitas, Elji Beatzkilla, Tó Semedo, Rods Wires, Zé Espanhol, Titio e Kamoka, Heavy H, o homenageado deste ano, e Gardénia Benrós.

Nesses dois primeiros dias, o festival está previsto para começar às 21 horas e terminar às sete da manhã. Conforme a mesma fonte, os bilhetes encontram-se disponíveis a 200 escudos, por dia.

O terceiro e último dia, que é o dia do município da Praia, 19 de maio, é dedicado ao público mais jovem e terá entrada gratuita.

Neste dia, entre às 16 horas e as 18 horas, a praia da Gamboa conta com atividades de diversão dedicadas às crianças e a partir das 18 horas até à meia-noite são dedicadas às atrações musicais com: Mika Kutubelada, Ste Mandela, Ga DaLomba, Paulinha, Herderos Codé di Dona, Zé Delgado, Cjey Patronato, Lejemea, Chando Graciosa, Jonatthon, Vhabulla, Eddu e para fechar o palco os Tabanka Djaz.

Questionado sobre a entrada de menores ao recinto, nos períodos dedicados aos adultos, Jorge Garcia explica que o terceiro dia é dedicado ao público mais jovem e que os horários estipulados, das 16h às 18h, serão cumpridos.

É de realçar que em relação aos anos anteriores, houve uma demora na divulgação do cartaz do festival deste ano. Questionado sobre as razões por detrás deste atraso, o vereador justificou que “neste momento a Câmara enfrenta vários constrangimentos, pelo que não se encontram disponíveis diversos materiais de trabalho devido às buscas que ocorreram na semana passada”, numa alusão às buscas do Ministério Público na passada quinta- feira, 9 de maio.

Esta 30.ª edição do festival da Gamboa que homenagea o artista e empresário cabo-verdiano, Heavy H, acontece sob o lema “Pela paz e autonomia de pensamento”, que segundo o vereador, dá-se pela “situação da guerra entre a Rússia e Ucrânia e outros conflitos armados em torno do mundo, especificamente o que ocorre na Faixa de Gaza”.

“Este ano comemora-se o centenário do nascimento de Amílcar Cabral, que deixou-nos a célebre máxima “Andar com os próprios pés e pensar com as nossas próprias cabeças”, considerou também sobre a “autonomia de pensamento” presente no lema.

Jorge Garcia recordou que o festival está enquadrado nas comemorações do 166.º aniversário da cidade da Praia e do Dia do Município, a decorrer desde o dia 29 de abril até o dia 19 de maio e que estão orçadas em 30 mil contos.

ARTIGO ATUALIZADO EM 15/05 EM RELAÇÃO AO CARTAZ 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Agenda