CVMA lançam campanha “por uma sociedade com zero violência sexual contra crianças e adolescentes”

No âmbito do evento vão ser desenvolvidas um conjunto de atividades com artistas e parceiros em prol da causa, bem como será distinguido um artista como representante desta causa em Cabo Verde.

A organização dos CVMA junta-se à luta contra a violência sexual contra crianças e adolescentes “para dar um basta a este flagelo que tem assolado a sociedade cabo-verdiana nos últimos anos” e que é considerado pela organização um dos maiores flagelos do país. A informação foi revelada pela diretora de comunicação do evento, Soraia Deus, em conferência de imprensa hoje, dia 9 de maio.

Tendo já defendido nas edições anteriores causas como a luta contra a violência baseada no género, a proteção da criança, a vacinação e a luta contra o uso abusivo do álcool, a organização dos Cabo Verde Music Awards decidiu lançar para a 12.ª edição dos prémios a campanha “Djuntu num só voz” – Zero Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

No âmbito da campanha vai ser desenvolvido um leque de atividades em colaboração com os artistas, nomeados e convidados bem como outras personalidades da música. Estão programadas visitas a centros de emergência infantil e social tanto na ilha do Sal como em Santiago, atuações, atividades alusivas ao Dia da Criança e campanhas de sensibilização. Estes momentos visam dar visibilidade à causa e incentivar os artistas a continuar a colaborar na luta.

Em declarações à imprensa, Soraia Deus sublinhou ainda que os artistas têm estado mais conscientes do papel social que desempenham e reiterou que não houve casos diretos de eliminação de nomeados por causa da má conduta ou mensagens que incitam ódio, violência ou consumo de álcool.

O representante do escritório conjunto das Nações Unidas em Cabo Verde, que através da UNICEF e do UNFPA se associou à causa, Jailson Gomes, ressalvou que a violência sexual é uma das formas mais graves de violação dos direitos humanos que traz consequências diversas nas vítimas.

“A parceria com os CVMA revela a importância que as instituições atribuem ao trabalho em rede no setor da infância e adolescência”, afirmou, adiantando que a meta é usar os artistas como influenciadores de forma a ter uma união nacional à volta da causa. Jailson Gomes sublinhou que a violência sexual é crime e como tal deve ser punida, e que mensagem das associações é de que continuarão a trabalhar lado a lado para o combate deste problema.

Por sua vez, a presidente do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente, ICCA, Maria Silva reafirmou o compromisso da instituição na prevenção da exploração sexual, uma prática que, segundo a responsável, não é frequente em Cabo Verde. A representante do ICCA destacou ainda a importância de as crianças estarem inseridas no sistema de ensino e pontuou que esta colaboração com os CVMA será benéfica porque as crianças adoram música.

Em declarações à imprensa, Maria Silva disse que os artistas devem mostrar com “profundidade” que este flagelo é um crime e que deve ser denunciado e prevenido. Lamentou ainda que as situações de abuso sexual sejam mantidas, em alguns casos, em sigilo pela família, enquanto “as crianças sofrem, abandonando por vezes a escola e convivendo diariamente com o agressor e com a solidão”.

No entanto, avaliou positivamente o tratamento que este crime tem tido e exemplificou que recentemente a comunicação social tem noticiado os julgamentos dos agressores, notícias que deixam a responsável do ICCA satisfeita. “Agora a justiça está melhor, pela resposta que temos tido, mas há ainda muito para melhorar”, reiterou.

Em representação do ministério da Justiça, Marlene Almeida considerou que é uma “honra” colaborar com os prémios nesta luta. Salientou algumas medidas como a criação das salas de escuta enquanto benéficas para a denúncia deste crime em Cabo Verde.

Na Gala dos CVMA, que acontece a 3 de junho na ilha do Sal, as Nações Unidas, juntamente com o ICCA e o MJT vão distinguir um dos artistas nomeados com o troféu “Ação Social”, que será o representante desta causa em Cabo Verde.

Comunidade musical em luto

Segundo Soraia Deus a notícia do falecimento do vocalista e intérprete José Mário “Zé Mário” do Bulimundo foi recebida com pesar pela organização e expressou as condolências à família do falecido. “Foi um símbolo da música para todos nós e nos deu um grande património”, destacou, acrescentando que toda a comunidade musical está em luto.

Celine Salvador / estagiária

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Agenda