Festival da Gamboa regressa em maio num investimento de 15 mil contos

O presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, anunciou hoje que o Festival da Gamboa vai ser retomado este ano, no quadro das actividades comemorativas do Município da Praia, 19 de Maio.

Francisco Carvalho fez o anuncio em conferência de imprensa, realizada ao ar livre no Parque 5 de Julho, onde prometeu para os próximos dias revelar o quadro de artistas e grupos que irão participar neste certame que vai ser realizado nos dias 20 e 21 de Maio, no areal onde nasceu, num investimento de 15 mil contos.

Carvalho anunciou, igualmente, a agenda da festa da Cidade e do Município, que vai decorrer de 22 de Abril a 21 de Maio, por forma a comemorar os 164 anos da ascensão da Praia à categoria de cidade, 29 de Abril, e dia do Município que se comemora a 19 de Maio.

Para o Dia da Cidade anunciou a realização de um espectáculo na Kebra Kanela, com a artista Lura, que aproveita a ocasião para celebrar os 25 anos da sua carreira artística, com o intuito “de celebrar a Praia, a cultura e a música cabo-verdiana”.

Carvalho sublinhou que se vive “ainda tempos difíceis e complicados, tanto na Praia como no mundo”, marcado pela pandemia e pela guerra na Ucrânia, mas disse entender que há espaço  para comemorações, mediante a realização de eventos e actividades que possam levar a alegria aos munícipes.

“Temos de regressar às actividades comemorativas de festas e efemérides depois de uma suspensão de dois anos”, realçou Francisco Carvalho que destacou na agenda a tertúlia literária “As nossas letras: porque amamos os livros”, eleito para inaugurar a série de actividade,  o “fórum pensar a cidade, Praia do futuro”, uma forma encontrada para se reflectir a cidade junto dos munícipes, “com um problema sério sobre a construção clandestina”.

Do programa da agenda consta ainda o lançamento de um projecto de observatório do empreendedorismo da Praia, inauguração e entregas de 13 casas reabilitadas na localidade de Achadinha Pires e cinco outras em Tira Chapéu, para melhorar a dignidade habitacional.

Celebração eucarística a 19 de Maio na Paróquia Nossa Senhora da Graça, torneios de futebol e de andebol, corrida de cavalos, palestras, inauguração das delegações municipais de São Filipe e São Francisco, e lançamento de livros, entre outros, fecham o programa.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest