Festival internacional liga Portugal a outros países da CPLP através da arte

O Festival Internacional de Teatro e Artes Performativas (FITAP), organizado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, decorre até ao final do mês unindo Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe através da arte.

O evento, que vai na 10.ª edição, decorre ao longo de 17 dias, entre 25 de maio e 30 de junho, de acordo com um comunicado da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Serão “mais de 100 atividades” por estes países, membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), indicou a UTAD.

“O encerramento decorrerá no Centro Cultural de Mindelo [Cabo Verde], no dia 30 de junho, com a performance ‘Mar Finito’, da TXON-POESIA – Associação Cultural e Artística”, acrescentou.

Segundo a universidade portuguesa, o FITAP é promovido a partir da UTAD, “por intermédio da Mundis – Associação Cívica de Formação e Cultura”.

“A par da UTAD, surgem universidades, escolas profissionais, agrupamentos de escolas e instituições culturais de países lusófonos”, sendo que “a programação do FITAP, com uma forte intervenção de alunos e ex-alunos da UTAD, é eclética e inclui palestras e workshops”, declarou.

Para a instituição universitária, este projeto, “muito acarinhado” por si, “reflete o interesse pela cultura lusófona, nas diversas geografias”.

“Na UTAD vemos a arte como elemento agregador dentro da nossa comunidade estudantil com 55 nacionalidades”, explicou o reitor Emídio Gomes, citado no comunicado.

“O trabalho desenvolvido pelo professor Levi Leonido, e por centenas de pessoas não só em Portugal, mas em Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe, permite-nos ter, nesta 10.ª edição do FITAP, uma abrangência de talentos profissionais e amadores no espaço da lusofonia que muito nos orgulha”, de acordo com o reitor da UTAD.

A presença internacional do FITAP é acompanhada nos diversos países por personalidades das artes cujo trajeto académico, profissional ou cultural se cruzou com a UTAD, segundo se lê no comunicado de imprensa.

Lusa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest