Gilyto está de volta com lançamento do single “Pila-Tenti” que anuncia novo EP

Em comemoração aos 25 anos de carreira musical, o cantor apresenta ao público nesta sexta-feira 5, o primeiro single do novo EP, intitulado de “Funaná To The Moon”.

Após cerca de quatro anos do último lançamento, o cantor cabo-verdiano Gilyto Semedo lança em todas as plataformas digitais o single intitulado de “Pila-Tenti”. O single, que é uma homenagem ao processo tradicional de Cabo Verde, faz parte do novo EP. O cantor usou as suas redes sociais na passada sexta-feira, 28 de junho, para anunciar que está de volta.

Este trabalho marca o início de uma jornada musical que busca, não apenas celebrar, mas também elevar o funaná, segundo uma nota de imprensa do cantor. Trata-se de um projeto num estilo musical enraizado na cultura de Cabo Verde e que coincide com a sua elevação a Património Cultural Imaterial de Cabo Verde, algo que tem vindo a incentivar há anos.

De acordo com a mesma fonte, o single “Pila-Tenti” é uma homenagem ao processo tradicional de Cabo Verde de preparação do milho, nomeadamente para a cachupa, xerém, massa e cuscuz, em que usam o pilão e o balaio. Os cabo-verdianos separam o milho da casca, garantindo assim que a qualidade do alimento seja preservada. Este método simboliza a essência do que Gilyto deseja alcançar.

O último álbum de Gilyto intitulado de “Stribilin” foi lançado em 2009 e com este novo projeto acredita que, assim como o processo de separar o milho, também na música é preciso “pila e tenti” para atingir a qualidade e a essência.

O cantor está confiante de que o single “Pila-Tenti, assim como as outras músicas do EP que vão ser lançadas ainda este ano, vão ser mais um importante marco, não só da caminhada musical, mas também do património musical de Cabo Verde, em especial o funaná.

Gilyto que atualmente reside nos Estados Unidos da América é dono de vários hits, nomeadamente os singles “Bagú na Tcháda”, “Os Tubarões Azuis” em colaboração com o cantor Zeca Nha Reinalda, “Diamante Africana”, entre outros.

Cidália Semedo/ Estagiária

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest