
Terça-feira, 9 de Agosto, 2022
O grupo de batucadeiras Nova Imagem, de Pilão Cão, é o vencedor da primeira edição do concurso “Zona mais amiga do Ambiente”, promovido pela Fundação Maio Biodiversidade, em parceria com a Câmara Municipal e Delegação do MAA.
No total de nove grupos participantes, o grupo Nova Imagem arrecadou o prémio de primeiro classificado, 20 mil escudos, distinção que deixou o grupo “satisfeito”.
Conforme desabafou a representante do grupo, Joana Freire da Rosa, não foi uma tarefa fácil, mas com entrega e dedicação conseguiram realizar algumas actividades naquela comunidade.
Para a representante do grupo Nova Imagem, que é composta somente por mulheres, esta distinção significa um “grande orgulho”, tanto para o grupo, como para a localidade de Pilão Cão, que na sua opinião saiu “em grande” neste concurso, uma vez que a partir de agora são consideradas um exemplo na ilha, no que tange à protecção ambiental.
“Tivemos alguns obstáculos pelo meio, mas com os nossos esforços e com o engajamento da população, conseguimos realizar várias actividades, como pintura de muralha, campanhas de limpeza na comunidade e nas praias, bem como plantação de algumas plantas, o que trouxe também algum brilho à nossa comunidade e a nossa ambição é que a nossa comunidade continue a ser cada vez mais limpa e amiga do ambiente”, precisou.
Por seu lado, a responsável por este projecto, Janete Agues, começou por explicar que este concurso foi lançado em 2021, e tem como objectivo começar a incutir nas pessoas e nas comunidades a consciencialização do exercício da cidadania ambiental, com vista a minimizar os impactos que a natureza vem deparando com a acção humana.
De acordo com a responsável, apesar de ser a primeira edição, estão bastante “satisfeitos” com lo engajamento dos grupos dos nove povoados, embora o orçamento não tenha sido o mais desejável. Mas este concurso, disse, está a causar o seu impacto, uma vez que hoje é visível alguma mudança em algumas comunidades.
“Estamos em sintonia com os nossos parceiros, o próximo passo vai ser a delineação de um projecto que vai ter maior impacto junto das comunidades amigas do ambiente”, notou, parabenizando o grupo Nova Imagem pelo prémio e toda a comunidade de Pilão Cão.
“Estão a demonstrar que estão engajados nesta causa, razão pela qual conseguiram com motivação mobilizar os seus recursos para a realização da suas actividades e é isso que queremos para vermos todas comunidades limpas e proteger o ambiente”, sublinhou.
Participaram no concurso grupo Jovens Pro-Ambiente, Panteras de Morrinho, Grupo Cadjetinha, bem como Grupo Penoso, BOCA PRAIONA, ASSOCIAÇÃO ALCATRAZ, Mira-Mar, Morro Unido e Nova Imagem.
A Fundação contou também com a colaboração das empresas Milcar, Aprígio Martins, RYC Energy, Kulor Café
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv