Grupo “Maravilhas do Universo” estreia-se hoje no Carnaval do Sal

O grupo denominado Maravilhas do Universo, da Palmeira, no Sal, faz hoje a sua estreia no Carnaval 2023, com desfile marcado para logo à tarde na rua asfaltada da localidade piscatória e industrial.

Depois de um fim-de-semana animado com desfile carnavalesco de alunos das escolas básicas, secundárias, e jardins infantis de Espargos e Santa Maria, a festa do Entrudo prossegue logo à tarde com crianças do jardim de Terra Boa, e jardim Paroquial, “Arruada Banda Municipal”, com partida no “Largo Nha Lilina”, em Chã de Matias”, desfilando até à Biblioteca Municipal, na Preguiça.

Entretanto, a grande novidade do Carnaval salense, após confinamento de dois anos motivado pela pandemia da covid-19, é o surgimento do grupo denominado “Maravilhas do Universo”, procedente na Palmeira, que faz estreia nesta festa do Rei Momo 2023.

Gaviões e Patchê Parloa, tidos como grupos oficiais e grandes rivais na competição carnavalesca, no Sal, fundem-se este ano, e juntos no desfile desta terça-feira, 21, Dia do Carnaval, vão animar a festa do Entrudo, contando arrastar cerca de mil foliões, ao som de um trio elétrico que promete muita folia, cor, música e batucada.

O Trio Patchê Parloa e Gaviões, nos últimos retoques do andor, desfilam a partir da Rádio Comunitária até Tchida Arena, em 8/24, onde a festa vai continuar noite adentro.

Além do Trio Patchê Parloa e Gaviões, o jardim infantil, Mundo da Lua, mandiga, marcam igualmente presença nos festejos desta terça-feira, com Maravilhas do Universo a desfilarem de novo, desta feita, na “Avenida 13 de Janeiro-Dia da Liberdade e da Democracia, em Chã de Matias, exibindo a sua criatividade.

Mas a celebração do Carnaval na ilha turística animou o fim-de-semana, onde era notável a alegria das crianças e jovens que vibravam, pulavam com samba no pé, desfilando na “Avenida 13 de Janeiro-Dia da Liberdade e da Democracia, em Chã de Matias, este ano escolhido como “sambódromo”, porque Morro Curral, habitual palco do desfile carnavalesco, tornou-se pequeno demais para a movimentação de foliões e andores.

Trajados à maneira, meninos das escolas e de diferentes jardins, de Pedra de Lume, Palmeira, Espargos e Santa Maria exteriorizaram a sua alegria. Também os complexos educativos Olavo Moniz e Manuel António Martins, colocaram grande moldura de alunos festejando o entrudo ao som de muita música e batucada.

Apesar do frio que se fazia sentir, o habitual “Trio Babel”, considerado a maior festa de rua do Sal, colocou em chamas a Avenida dos Hotéis com muita animação, sob o lema “Babel está de volta– Todo o mundo vai” arrastando centenas de foliões, distribuídos em sete alas.

Este ano sem competição, lembra, entretanto, que desde 2018 que o grupo Patchê Parloa vem revalidando o título como melhor agremiação carnavalesca na ilha do Sal, tendo no carnaval 2019, conquistado a maioria dos prémios, levado o troféu e o cheque de 300 mil escudos, durante cerimónia de entrega dos prémios, na cidade turística de Santa Maria.

No Carnaval de 2019, Patchê Parloa ganhou os reinados, rei e rainha, melhor porta-bandeira, mestre-sala, classificando-se no primeiro lugar com 1.667 pontos.

Na altura, sentindo-se injustiçados, Zeca, líder dos Gaviões, que arrecadou os prémios de melhor carro alegórico, melhor música e Rainha de Bateria, ficando na segunda posição com 1.467 pontos, disse que o grupo não se desmoralizaria e prometeu regressar com “muito mais força” – que seria este ano –, mas este ano não há competição.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest