III Volume da Antologia “Mulheres e seus Destinos” tem dois livros e conta com participação masculina

Nesta edição os lucros arrecadados com a venda dos livros vão reverter a favor da a Associação para o Desenvolvimento de Chã das Furnas e da Fundação Sima Júlia.

O III Volume da Antologia “Mulheres e seus Destinos” vai ter dois livros, um de poemas e pinturas e outro de prosas. A obra que é lançada a 8 de março de 2023, Dia Internacional da Mulher, vai também contar com a participação de homens, respondendo assim ao interesse dos mesmos em escrever sobre mulheres. A informação é avançada pela coordenadora do projeto Lena Marçal.

Em comunicado, a mentora explica que a Antologia “Mulheres e seus Destinos” é um projeto literário e de cariz social, em que cada autora apresenta uma poesia, prosa ou ilustração sobre a temática da mulher e onde que os lucros arrecadados com a venda dos livros revertem na sua totalidade para instituições de cariz social.

A mesma fonte realça que nesta edição as beneficiárias do projeto são a Associação para o Desenvolvimento de Chã das Furnas, no concelho da Ribeira Grande de Santo Antão, juntamente com a Fundação Sima Júlia, localizada em São Lourenço dos Órgãos.

Outras novidades são que o III Volume vai ter dois livros: um de poemas e pinturas e outro com prosas, bem como vai ter a participação de homens, respondendo assim ao desejo e ao interesse dos mesmos em escrever sobre mulheres.

O mesmo comunicado refere ainda que o projeto visa debruçar-se sobre a vivência do ser mulher, sendo “uma oportunidade para as mulheres desconhecidas no mundo literário, trazerem à tona o seu talento e, juntamente com as já habilitadas autoras, darem o seu contributo para a consciencialização e valorização de projetos de solidariedade e de responsabilidade social”.

Por isso, o terceiro volume o assume as mesmas características dos anteriores e agrega mulheres de diferentes faixas etárias, e diversos quadrantes sociais e particularmente mulheres escritoras e amantes da escrita livre, e que o mesmo mantém o seu carácter plurilingue, incentivando escritos em crioulo, português, francês, espanhol e inglês, atendendo, assim, às solicitações na diáspora. I volume contou com a participação de 180 mulheres de quinze nacionalidades e o II com 240 mulheres de dezoito nacionalidades.

“É nosso propósito continuar com a dinâmica imprimida pelos pontos focais nos Municípios e nas Comunidades Emigradas, pois deram um toque especial durante a organização do último volume, contribuindo na promoção e divulgação do projeto, que se quer mais efetiva e eficaz e com alcance ainda maior”, lê-se no comunicado.


De recordar que no I Volume da Antologia “Mulheres e seus Destinos”, foram beneficiadas a Associação Cabo-verdiana de Luta contra a Violência Baseada no Gênero (ACLCVBG) e a Associação Cabo-verdiana de Luta contra o Cancro (ACLCC), em que ambas receberam o valor total de 150 mil escudos.

Já no II Volume foi beneficiado o Centro de Acolhimento para Crianças com Vulnerabilidades Especiais (CACVE) em São Vicente, com o valor de 200 contos.

O lançamento do projeto III Volume da Antologia “Mulheres e seus Destinos” acontece no dia 8 de março de 2023, Dia Internacional da Mulher, sendo está uma homenagem as mulheres do mundo inteiro.

Cátia Gonçalves/ estagiária

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us

Agenda