João Paulo Tavares leva “Os 100tenários de Cabo Verde” aos EUA

O fotojornalista da Inforpress João Paulo Tavares vai apresentar a exposição de fotografias “Os 100tenários de Cabo Verde”, a 03 de Julho, em Pawtucket (Estados Unidos da América).

A exposição fotográfica “Os 100tenários de Cabo Verde” é composta por várias fotografias e vídeos de pessoas com 100 anos ou mais a contar as suas histórias de vida.

O projecto, segundo o fotojornalista, surgiu da ideia de preservar e eternizar as memórias de pessoas centenárias que vivem em Cabo Verde, para as gerações futuras.

“Esta exposição é uma forma de, não só, homenagear os nossos centenários, mas, também, dar a conhecer ao público em geral a forma de vida de cada centenário, os seus desafios e anseios, visto que, para se atingir a idade centenária, muitas são as histórias e os percursos de vida que nos podem inspirar e ajudar a crescer como homens e mulheres”, relata.

A exposição a ser apresentada nos Estados Unidos da América foi patrocinada pelo Gabinete do Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Nos EUA o fotojornalista já teve contacto com alguns centenários a residir naquele país, nomeadamente, Viriato João Alves, da ilha Brava com histórias da sua vivência em Cabo Verde, Angola e nos Estados Unidos da América; Dona Mana e Manuel Figueiredo um cabo-verdiano descendente da ilha de São Nicolau, que nunca conheceu a ilha dos progenitores, mas que se diz orgulhoso de saber falar crioulo sem conhecer Cabo Verde.

O projecto, que contou com o financiamento do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Edital Fomento à Criação Artística Nacional 2023, já foi apresentado na Praia, ilha Brava e São Filipe (Fogo), e em Portugal.

Para a realização da exposição, que foi apresentada na Praia nos mês de Outubro de 2023, João Paulo Tavares teve que percorrer quase todas as ilhas de Cabo Verde, à excepção do Sal, Boa Vista e São Nicolau, para falar com os centenários e fazer fotos.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest