Kriol Jazz Festival no Sal conta com várias atuações internacionais

Trio 368 Degrés, Manou Gallo, Jowee Omicil e Kahil El’Zabar entre os artistas internacionais que vão atuar na primeira edição do festival na ilha do Sal.

O Kriol Jazz Festival acontece pela primeira vez na ilha do Sal, nos dias 7 e 8 de julho, o vento conta com nomes nacionais e internacionais. A programação foi dada a conhecer pela organização do evento em comunicado.

“Depois de lugar assente na ilha que o viu nascer (Santiago), parte em nova aventura para a segunda ilha que o acolhe – a ilha do Sal”, lê-se no comunicado que também perspetiva um público-alvo composto por estrangeiros devido ao potencial turístico da ilha.

Estão previstas quatro atuações por dia. A começar pelo dia 7 de julho que o festival é aberto pelo quarteto Pret & Bronk feat Vammar, a banda formada por Bruno Lima (Bateria), Khaly Angel (Teclados) Vando Pereira (Baixo) e Enos Oliveira (Guitarra) e que surgiu no Mindelo traz fortes sonoridades jazzísticas.

A noite segue com a banda Os Tubarões, que regressou aos palcos em 2015 com Albertino como vocalista e Jorge Pimpa como baterista. Em 2017, foram galardoados pelo governo com a medalha de mérito cultural de 1º grão. Segue-se Manou Gallo, uma artista da Costa do Marfim que entrou para o mundo da música com 12 anos e viajou por diferentes países ouvindo e incorporando as sonoridades musicais.

Para fechar a noite Jowee Omicil, do Haiti, regressa a Cabo Verde para atuar novamente no palco do Kriol Jazz. O artista aprendeu o saxofone aos 15 anos e com este instrumento viaja pelos géneros como hip hop, jazz e funk.

O segundo dia do festival, dia 8, reserva mais atuações nacionais. A começar pela prata da casa, o salense Mirri Lobo, que retomou a carreira musical em 2010 com o álbum “Caldera Preta”, que lhe valeu vários prémios. O artista que lançou o seu mais recente álbum “Salgadim” em 2019, já esteve no palco do KJF em 2012, na Praia.

De seguida sobe ao palco Carmen Souza. Distinguida em 2017 com a Medalha de Prata por mérito cultural do Governo de Cabo Verde, o mais recente disco de Carmen Souza, “Interconnectedness” (2022), entrou para o top 15 dos melhores discos de World Music na WMCE.

A terceira atuação é de um grupo que une na música três países Costa do Marfim, Camarões e Mali. O Trio 368 Degrés é conhecido pelo seu afrobeat e afrojazz.
Segundo a mesma fonte, o Kriol Jazz Festival termina com a apresentação de Kahil El’Zabar, uma união de músicos que homenageia o artista Don Cherry, um grande nome do jazz.

Os bilhetes deste evento já estão disponíveis para compra online pelo preço de 1500 escudos por dia e 2500 para os dois dias.

Criado em 2009, o Kriol Jazz Festival tem vindo ao longo dos anos proporcionando noites de música jazz crioula e contribuindo para uma mestiçagem musical. Por 12 anos o evento foi realizado na cidade da Praia sendo esta a sua primeira ida para uma das ilhas do arquipélago.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Agenda

Deixe um comentário