
Sábado, 2 de Dezembro, 2023
De acordo com a publicação no boletim oficial (BO), a nova lei exige que os museus tenham, a partir de agora, um corpo de gestão e equipa técnica especializada, submeter o plano anual de actividades à rede nacional de museus e os que quiserem fazer parte da rede de museus terão de apresentar um projecto técnico.
A lei, que foi aprovada no Parlamento no mês Março, vem cumprir um dos principais desígnios do Governo, em ter todo o sector estruturado e respeitando as melhores práticas internacionais.
O projecto estabelece ainda que os museus passam, ainda, a ter autonomia para estabelecer projectos de cooperação com museus congéneres internacionais, bem como candidatar-se a fundos internacionais a partir daquilo que é a sua especialidade.
Conforme o Governo, o quadro jurídico dos museus e da rede museus de Cabo Verde imprime a necessidade das instituições e as actividades museológicas nacionais garantir aos museus a autonomia organizativa e técnica.
Esta organização vai permitir que possam cumprir uma importante função constitucional de prestação de serviço público, garantindo assim, a todos o acesso a um importante lastro da cultura, mas que possam ser, também, uma fonte de geração de riqueza para os cabo-verdianos.
Inforpress/Fim
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv