Marco Rendall, o cabo-verdiano que ousou adaptar um clássico da Disney ao crioulo de Cabo Verde

Marco Rendall, o cabo-verdiano que ousou adaptar um clássico da Disney ao crioulo de Cabo Verde

Desde maio, o clássico da Disney "Um Mundo Ideal" do filme Aladdin, vencedor de dois Óscares, ganhou uma versão em língua cabo-verdiana. Em entrevista ao Balai, o produtor e cantor Marco Rendall explicou como surgiu a ideia de adaptar a música.

Marco, atualmente com 32 anos, sempre foi muito sensível à música. Desde criança recorda que se questionava porque é que não ouvia músicas dos bonecos animados da Disney cantadas em língua cabo-verdiana mas apenas em inglês e português. Há algum tempo vinha amadurecendo a ideia de adaptar um tema clássico da Disney ao crioulo de Cabo Verde até que este ano resolveu arriscar.

O jovem optou por adaptar “Um Mundo Ideal” (título original em inglês “A Whole New World”), tema escrito pelo compositor Alan Menken e os letristas Howard Ashman e Tim Rice. A música ganhou dois Oscars: Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original.

Com o título em língua cabo-verdiana “Um Mund Ideal”, o tema foi adaptado ao crioulo pelo próprio Marco Rendall que salienta que não é uma tradução literal mas que a mensagem original mantém-se.

A cantora mindelense Sivy Gomes, que integra a produtora Fucarau Music ao lado de Marco, foi escolhida como parceira vocal para a canção. Esta é a segunda colaboração entre os dois artistas. “Esta voz de princesa da Disney só podia ser a Sivy”, afirma.

Já Renato ‘Naná’ Almeida que já havia trabalhado com Marco noutro projeto fez a produção. “Ele conseguiu captar a essência de uma música da Disney em apenas três horas”, recorda o intérprete, que pretende lançar o making of da produção em breve.

Apesar dos receios de Marco, o feedback tem sido positivo inclusive as pessoas já estão a pedir músicas novas. “Realmente há muitas músicas que podemos adaptar”.

Questionado sobre a autorização da Disney para a adaptação, Marco revelou que, um dia antes do lançamento, enviou um e-mail a solicitar a permissão. Surpreendentemente, a Disney respondeu e pediu a música e a letra. Após uma semana sem resposta, Marco decidiu arriscar e disponibilizou a música no YouTube, destacando que se trata de um cover e não visa monetização. “Espero que a Disney entre em contato novamente. Imaginem adaptações de músicas da Disney e dublagens em crioulo cabo-verdiano? Seria um sonho, tanto audiovisual quanto musical.”

Depois deste sonho realizado, o jovem só pensa em adaptar novos temas e depois lançar quem sabe ainda este Natal.

A trabalhar com música desde 2017, Marco lançou o primeiro single “Nos Stória” e outros temas originais com a chancela da Fucarau Music. “Sou um cantor de base RnB, mas gosto de variar no mundo da música para desenvolver as minhas capacidades como artista”.

Formado em Ciências da Comunicação, com especialização em Audiovisual e Multimédia em São Vicente, Marco também é produtor audiovisual, amante de banda desenhada, vídeo e fotografia, e considera-se um verdadeiro homem de arte.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Agenda

Por Cristina Morais

Formada em Jornalismo e Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto e pós-graduada em Ciências da Comunicação - vertente Comunicação & Liderança, a comunicação sempre foi uma grande paixão, não fosse uma tagarela e 'inventora de histórias' desde os bancos da escola primária. Trabalha com jornalismo online desde 2008.