
Domingo, 5 de Fevereiro, 2023
O ministério da Cultura e das Indústrias Criativas inaugurou esta quinta-feira, 19, no memorial Amílcar Cabral, a exposição fotográfica “Vivências de Cabral – Uma abordagem contemporânea”, no âmbito da celebração de 20 de Janeiro, Dia dos Heróis Nacionais.
Promovida em parceria com a Fundação Amílcar Cabral, a exposição está dividida em seis painéis que relatam a história de vida de Amílcar Cabral e insere-se também na Agenda 2024, que marca o centenário de nascimento de Amílcar Cabral.
Em declarações à imprensa, o diretor das Artes e Indústrias Criativas, Adilson Gomes, explicou que a exposição fotográfica, a preto e branco, tem por objetivo dar a conhecer a outra face de Amílcar Cabral.
“A ideia é trazer Amílcar Cabral em outros contextos e tentar contar um lado que ainda não tínhamos ouvido, com fotos todas a preto e branco, e trouxemos para a atualidade de modo a colocar o Cabral no nosso tempo e, sobretudo, colocar os mais novos a pensar que eles podem, também, ser decisores mudar as suas vidas”, referiu.
A exposição retrata também Amílcar Cabral como poeta e escritor, com fotografia que expressa o quão determinante a cultura é para assimilação.
Por outro lado, disse que os textos que acompanham essa exposição falam sobre o Amílcar Cabral antes de decidir ir para a luta armada, ou seja, do seu percurso universitário sendo que nunca se prontificou logo como alguém que queria lutar pela independência de Cabo Verde e Guiné-Bissau.
“Era uma pessoa que queria sempre e lutou ao lado dos portugueses para que o regime salazarista fosse abaixo. Já era uma pessoa muito inteligente, muito culta e certamente que ganhou outras bagagens em Portugal que levou com que ele viesse a tornar numa figura incontornável da nossa história e do mundo”, apontou.
Por seu turno, o presidente da Fundação Amílcar Cabral (FAC), Pedro Pires, saudou o ministério pela iniciativa, que segundo o mesmo, vai mostrar Amílcar Cabral sem a carga de luta política e militar.
“A exposição vai mostrar o outro lado da pessoa, normal como todos nós, as pessoas vão poder ver outro lado do mito porque o que nós temos estado a trabalhar é o mito, o herói, o combatente e o político”, disse.
A inauguração foi presidida pelo secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Lourenço Lopes.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv