
Terça-feira, 30 de Maio, 2023
O evento Micadinaia Fest, realizado pelo Centro Cultural do Mindelo (CCM), regressa após o período pandémico na terça-feira, 21, e tem como temática “Xand na Cidade”, em homenagem ao falecido artista plástico Alexandre da Silva.
Conforme informações do centro enviadas à Inforpress, a atividade marca a abertura da temporada 2023/2024 do CCM, no dia 21 de Março, Dia internacional da Poesia, como também o Dia internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.
“É também início da primavera e o Centro Cultural do Mindelo acolhe o pensamento do poeta, investigador e cientista João Varela, num encontro festivo, celebrando a cidade criativa e literária. Nas palavras do poeta João Vário, Micadinaia é uma Cidade_Academia”, argumentam os organizadores.
A temática para este ano é, segundo a mesma fonte, “Xand na Cidade”, com “grande destaque” para vida e obra do artista plástico Alexandre da Silva, também conhecido por Alex da Silva ou também Xande, falecido a 30 de Dezembro de 2019.
Neste sentido, o Micadinaia Fest contempla uma exposição, no Salão Nobre do Centro Cultural do Mindelo, intitulada “Terra Incógnita”, que resultou de uma colaboração única entre o pintor Alex da Silva e o fotógrafo indiano de belas artes Binu Bhaskar, através de uma residência artística na galeria Mojo em Dubai.
Ainda na programação, está agendada a inauguração de uma mostra do processo criativo da escultura ‘Clave’, do falecido artista cabo-verdiano.
“Ele encontrou inspiração na dança e desenhou escravos que emergem no topo da forma de um navio como dançarinos a caminho da liberdade”, lê-se na nota enviada pelo CCM.
O Centro Cultural do Mindelo e a Galeria Zero Point Art, galeria criada por Alexandre, acolhem em simultâneo uma exposição a volta da sua memória, “Universo de Alex da Silva” e ainda um vídeo-instalação, no qual pensadores, ativistas, ambientalistas, cinéfilos e outros contam um pouco da sua relação com o artista.
Da agenda do Micadinaia Fest constam ainda momentos musicais com o DJ Rudy Soares e com Trio Milanka, que, assim como as outras atividades, têm entrada livre, segundo a organização.
Alex da Silva faleceu a 30 de Dezembro de 2019, quando estava a jogar basquetebol com os amigos, se sentiu mal e foi levado ao Hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, onde viria a falecer.
O artista plástico, que nasceu em Luanda, Angola, era filho de pais cabo-verdianos e chegou a Cabo Verde ainda bebé em 1975, altura da independência nacional.
Cresceu na zona de Alto Mira-Mar e voltou a sair de Cabo Verde para fazer estudos superiores, primeiro Biologia Marítima, depois Arquitetura e em seguida o curso de mestrado em Belas Artes e Crítica na Holanda, este último que ditou a sua vida artística e profissional.
Depois de regressar a São Vicente fundou a Galeria Zero Point Art como forma de “mostrar e retribuir o seu amor para a ilha”, tal como ele mesmo dissera à imprensa.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv