Ministério da Cultura patrocina Kriol Jazz Festival 2023 com um milhão de escudos

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas assinou esta quinta-feira, 09, um protocolo com a Harmonia Lda um protocolo de concessão de incentivo ao Kriol Jazz Festival 2023 no valor de um milhão de escudos.

É a primeira vez que o Governo está a patrocinar este evento, promovido pela Harmonia Lda e pela Câmara Municipal da Praia que desde de 2009 coloca Cabo Verde na rota internacional da World Music.

O ministro da cultura das Industrial Criativas, Abraão Vicente, classificou esse apoio de simbólico, salientando que estava mais do que na altura de o executivo cabo-verdiano ter uma relação mais próxima com o Kriol Jazz Festival, que está de volta após três anos de interregno, devido ao cenário mundial de “grandes incertezas” causadas pela pandemia.

“Esta assinatura é altamente patrocinada pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que, na qualidade de um dos mentores do festival, faz questão que o Governo ajude a retoma do   Kriol Jazz   Festival no programa nacional”, disse.

Por outro lado, Abraão Vicente frisou que o Kriol Jazz Festival está classificado como um dos eventos de interesse nacional para a promoção da marca Cabo Verde e adiantou que a partir desse momento   o Governo vai passar a inscrever a verba para o Kriol Jazz Festival como uma   rubrica do Ministério da Cultura.

“Começamos com esse valor simbólico neste primeiro Protocolo. Financiamos através do Fundo Autónomo de Cultura e Indústrias Criativas e contamos nos próximos anos de facto aumentar essa parceria”, sublinhou, realçando a excelência do cartaz do festival de 2033 agendado para os dias 13,14 e 15 de Abril.

Da parte da organização, José (Djó) da Silva enalteceu o apoio do Governo, sobretudo neste momento em que se regista algumas dificuldades em conseguir patrocínios devido à situação económica.

“Krioll Jazz Festival cada vez precisa de mais apoio porque com a economia que temos atualmente os patrocínios são difíceis e a ajuda do ministério é muito importante. Agradecemos e esperamos que o ministro saia satisfeito no final do festival”, disse Djó da Silva.

O Kriol Jazz Festival (KJF) 2023, previsto para dias 13, 14 e 15 de Abril, na cidade da Praia, está orçado em cerca de 30 mil contos e homenageia o arquiteto e músico Nhonhô Hopffer Almada, recém falecido.

O cabo-verdiano Tcheka, Orchestra Baobab do Senegal, Pamela Bagad Jogo do Gabão, roosevelt Collier dos Estados Unidos da América, LuedJi Luna do Brasil, Bamba Wassoulou do Mali, Lucibela de Cabo Verde, Dee Dee Bridgewater dos Estados, são alguns artistas que integram o cartaz do festival Kriol Jazz 2023.

O evento traz ainda a Cabo Verde artistas da Espanha e da Nigéria.

O cartaz deste ano é mais reduzido pela ausência de Kriol Zona, já que segundo a organização não foi possível aumentar a programação devido às questões económicas.

Relativamente à bilheteria, são três mil escudos por dia, porém para quem comprar por dois dias consecutivos fica no valor de cinco mil escudos.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest