Mosteiros: Dia Nacional da Talaia Baxu assinalado com apresentação de projetos para sua salvaguarda e divulgação

O Dia Nacional da Talaia Baxu, género musical genuinamente foguense, é assinalado nos Mosteiros com uma sessão para apresentação de dois projetos que visam salvaguardar e divulgar este género.

O diploma, que institucionaliza o dia 01 de Fevereiro como Dia Nacional da Talaia Baxu, foi aprovado numa das sessões da Assembleia Nacional em Abril do ano passado e este ano é assinalado pela primeira vez, nos Mosteiros, cuja câmara declarou em Dezembro de 2022 este género como património cultural imaterial de interesse municipal.

Através de uma nota de imprensa, a vereação da cultura da Câmara Municipal dos Mosteiros faz saber que pretende assinalar o dia com duas iniciativas para promover a salvaguarda e a difusão da Talaia Baxu, um género musical de origem mosteirense.

Os projetos são “Talaia Baxu do ano” para distinguir a melhor música desde género produzido por um artista dos Mosteiros, residente e não residente, e “curtas de Talaia Baxu” para premiar a melhor curta-metragem de autoria de jovens dos Mosteiros.

Os dois editais vão ser lançados esta quarta-feira, 01 de Fevereiro, numa sessão especial que terá momento musical com artistas locais convidados, nomeadamente Joe Pires, Zé d´Felix e Lela Lopes, intervenção do presidente da câmara e encerramento da sessão com música a cargo de Bit Lover.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest