Mural de pintura de Tutu Sousa “ilumina” entrada da Escola Les Alizés na Praia

A escola internacional Les Alizés, situada na cidade da Praia, inaugurou hoje o mural: “les Alizés/Os alísios, os ventos do futuro”, pintado pelo artista Plástico Tutu Sousa com a colaboração dos alunos da escola.

Segundo a diretora da Escola, Rayanna Tall, o projecto, cuja implementação só foi possível graças ao apoio da Embaixada da França, ilustra os valores fundamentais e multiculturais da escola que acolhe crianças de várias nacionalidades.

“Nós aqui ensinamos a língua francesa, mas também temos a língua inglesa, a portuguesa e a espanhola e, por isso, é importante conservar o multiculturalismo”, disse, indicando que a escola acolhe alunos dos 02 aos 18 anos, cumprindo um percurso que inclui a componente artística, científica e cultural.

A obra hoje inaugurada teve a duração de cinco meses entre a formulação e aceitação do convite e a inauguração da obra.

O artista plástico Tutu Sousa, demonstrou a sua satisfação em ter participado desse projecto, que na sua perspetiva realça o lado pedagógico da arte.

“A arte tem de ter esse fator que é levar o lado pedagógico às escolas. E com os alunos foi fantástico porque além de participarem na pintura foram visitar o meu atelier e puderam ver de perto o projeto que faço no meu bairro, na rua de d’arte, e puderam entender qual é a principal mensagem a ser transmitida na arte de rua”, disse.

“Muitas vezes deparamos com trabalhos feitos na rua sem um conceito. Eu tentei passar para os alunos da escola Les Alizés esse conceito que é ter mensagens com forte poder pedagógico na arte da rua”, acrescentou.

Segundo Tutu Sousa a obra de arte colorida, que agora está visível ao passar pela avenida OUA, em Achada Santo António, e que ilumina a entrada da escola, transmite uma mensagem de paz, de amizade e igualdade, cultura e liberdade.

“São valores que temos reparado muita coisa, temos perdido nesse sentido, e então procuramos fortalecer um pouco mais esses valores através da arte”, realçou.

A inauguração do mural: “Les Alizés/os alísios, Ventos do Futuro” contou com a presença do embaixador da França em Cabo Verde, Olivier Serot Almeras, que enalteceu a cooperação entre a escola e o artista local, bem como o envolvimento dos próprios alunos.

A escola Lés Alizés foi criada em 1992 por uma associação de pais e oferece um currículo francês com um ensino multilingue incluindo inglês, espanhol e português.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest