
Segunda-feira, 5 de Junho, 2023
O director da Companhia de Teatro Fladu Fla considerou ontem, dia 10, que a participação do grupo no Festival de Teatro da Língua Portuguesa, que decorreu em São Paulo, Brasil, de 04 a 09 de Março, superou as expectativas.
Sabino Baessa informou à Inforpress que tiveram duas apresentações, nos dias 03 e 04, da peça “Saudade”, trabalhada para este evento, na óptica de comungarem o mesmo sentimento e a mesma língua partilhada a nível da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Contou que o espectáculo “Saudade”, texto dramatúrgico, traz uma colectânea de estrofes de poesias de diferentes autores da CPLP que falam sobre o mar ou que utilizam o mar como confidente para expressarem o sentimento de saudade.
“Produzimos no âmbito de um convite que recebemos atendendo aos requisitos do próprio evento”, explicou Sabino Baessa, para quem a participação superou as expectativas do “Fladu Fla”.
“O balanço foi muito positivo, superou a nossa expectativa, de que maneira, porque, é claro, temos algum receio quando se trata de um festival internacional que conta com diversos grupos de diversos países da comunidade”, sustentou.
Segundo confidenciou, o próprio técnico disse que tinham algum receio em relação aos grupos e continentes em termos de trabalho com alguma limitação, mas que o de Cabo Verde foi excecional.
“Foi maravilhoso, fomos aplaudidos de pé pela comunidade de São Paulo, e em especial teve uma senhora que para além de derramar lágrimas, porque disse que aquilo que foi traduzido no espectáculo é um sentido também dela, e no fim pediu o actor para tocar de novo a música que a Cesária Évora interpreta.
Por outro lado, sublinhou que foi um momento de conversa muito rica e muito bem partilhada pela plateia em São Paulo, que nunca esperava um trabalho “tão intimista e com nível de qualidade técnico bastante elevado”, conforme o técnico o dissera.
Fladu Fla encontra-se neste momento em Portugal para também apresentar a peça Saudade no Festival de Artes Performativas Periferias em Portugal, este domingo, peça que estreia dia 24 em Cabo Verde, às 19:00, no Centro Cultural Português da Praia.
Em Portugal, o director artístico do “Fladu Fla” diz esperar ainda mais, até porque adiantou que já receberam manifestação de muitas comunidades que já adquiriram bilhetes e com garantia para assistir a actuação teatral da companhia cabo-verdiana.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv