Paula Chante lança obra literária para homenagear “personalidades” das festas de São João

A professora Paula Chantre lançou, quinta-feira, 16, o seu livro “Estórias em versos. Ê nhó róme pe Senhor Son Jon”, uma obra em que a autora homenageia personalidades das festas de São João em Santo Antão.

“A ideia de escrever o livro surgiu com o propósito de homenagear o tamboreiro João Antónia Maria, da zona de Corda (Ribeira Grande). Quis homenagear este tamboreiro e outras personalidades ligadas ao São João que, desde quando eu era menina, me emocionaram”, explicou Paula Chante.

Tratam-se de personalidades ligadas às várias formas de “fazer” as festas São João, avançou Paula Chante que destacou, por exemplo, a senhora Bia de Djodja, do Paul, já falecida, que promovia o ritual ‘fjid” (fugido), ou seja, “raptava” pessoas para trazia para as festas, para depois os devolver às respetivas famílias no dia 25 de Junho, no fim das festas.

Este livro, cuja primeira edição foi de 100 exemplares (a autora já pensa numa segundo edição), foi escrito em crioulo é uma obra antropológica que consagra as pessoas que fazem o São João, mas também destaca os mitos e crenças inerentes a estas festividades, como penitência, devoção, pagamento de promessas, explicou.

“Por exemplo, fala de uma senhora que estava em trabalho de parto muito complicado e pediu ao senhor São João que a ajudasse a ter o seu filho. E assim essa senhora do interior do Porto Novo, enquanto foi viva, pagou promessas ao santo por lhe ter ajudado”, explicou Paula Chante.

É uma obra que, também, mostra a religião, a fé e a cultura dos santantonenses, explicou a autora.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Agenda