Peça “Os dias de Birgitt” da companhia cabo-verdiana Sikinada apresentada em Portugal

A peça, escrita por Mário Lúcio Sousa e encenada por João Paulo Brito, conta a história de Birgitt, uma mulher que inesperadamente descobre uma doença terminal e passa a conviver com esta realidade.

A peça teatral “Os dias de Birgitt”, da companhia cabo-verdiana Sikinada, vai ser apresentada no festival Tanto Mar, festival Internacional de Artes Performativas de Loulé, em Portugal, no dia 25 de maio no cineteatro Louletano. A informação é avançada pela companhia em comunicado.

A 4.ª edição do Festival Tanto Mar acontece entre os dias 24 e 27 de maio e conta com grupos do Brasil, Portugal e Moçambique, como forma de unir as companhias e intérpretes de língua portuguesa.

“Os dias de Birgitt” é uma história dramática escrita por Mário Lúcio Sousa, encenada por João Paulo Brito e interpretada por Elisabete Gonçalves, Patrícia Leite e Raquel Monteiro, numa narrativa que aborda a doença terminal e a sua aceitação.

Com duração de 75 minutos esta é a única peça cabo-verdiana presente no cartaz do festival e, segundo o mesmo comunicado, “Os dias de Birgitt” inicia agora o seu percurso de internacionalização.

Entretanto, a peça que já fez a sua estreia no Festival Mindelact 2019 e foi depois apresentada no Festival SalenCena em 2021, vai estar em palco no próximo dia 18, no Instituto Internacional de Língua Portuguesa, na Praia, em comemoração ao Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Fundada em 2008, Sikinada é uma companhia cabo-verdiana que tem como objetivo desenvolver o teatro e a música nacionalmente e internacionalmente. O grupo tem a sua origem na primeira peça feita pela companhia “Um Homem, uma Mulher e um Frigorífico”, também de Mário Lúcio Sousa.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Agenda