Pintora cabo-verdiana Sandra Lopes leva seus sentimentos em tela à Expo Dubai-2020

A Expo Dubai-2020, que decorre naquela cidade dos Emirados Árabes Unidos, acolhe de 8 a 11 de Março a exposição Rise to Rejoice, um canto ao renascimento pós-pandemia, com a participação de 110 mulheres, de todo o mundo, seleccionadas entre 340 candidatas.

Cabo Verde marca presença atavés de uma tela de Sandra Lopes, que foi escolhida pela organizaçao para ser a embaixadora de arquipélago no certame.

“Esta é a minha arte e faço como eu faço, é isto que vou levar, mas estou curiosa para ver como será”, afirma Sandra Lopes no programa Artes, da VOA.

Ela assume-se como autodidacta porque desde cedo começou a pintar, influenciada pelo pai, músico, e pela mãe, artesã.

O seu estilo é o abstrato, mas sempre reflectindo o que vai na alma.

Natural da Praia, Sandra Lopes cresceu nos Estados Unidos, depois seguiu-se para Portugal e agora reside em Cabo Verde.

Filha de diplomata, concluiu os seus estudos liceais em Nova Iorque, onde chegou a estudar Belas Artes e História da Ópera, fez uma peça de teatro na Broadway e ainda expôs as suas primeiras telas com colegas.

Antes de regressar a Cabo Verde há menos de dois anos, participou na exposição “As mulheres de Mia Couto”, na mostra “360” em conjunto com o fotógrafo Tiago Serrano, na Cave Eventos, nos “40 anos do imortal Amílcar Cabral” e numa exposição internacional de Unoma Giese, “Balance Me”, durante o Festival “Mulheres, Vinho e Palavras”, em Harare, Zimbabwe, em 2019.

Professora e gestora de uma escola na Cidade da Praia, Sandra Lopes tem para breve a participação num projecto internacional que terminará num livro com artistas de todos os países do mundo.

Enquanto aguarda novas oportunidades para expor em Cabo Verde, mantém o sonho de ter uma comunidade de mulheres artistas “para dar a conhecer ao mundo a qualidade de artistas que temos em Cabo Verde e como são inspiradaores e criativas”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us

Agenda