Porto Novo: Sebastião Monteiro ministra formação de construção de tambores de São João

Tambor

Porto Novo: Sebastião Monteiro ministra formação de construção de tambores de São João

Jovens oriundos de todos os grupos do desfile de São João, santo padroeiro do município do Porto Novo, Santo Antão, participam numa formação sobre a construção de tambores, ministrado pelo construtor deste instrumento, Sebastião Monteiro.
Tambor

A formação, aberta esta segunda-feira,10, no Laboratório Experimental de Artesanato e Design, insere-se no âmbito do plano de salvaguarda das festas de São João Baptista, que se celebram no Porto Novo a 24 de Junho, classificadas, em 2017, como património cultural imaterial nacional.


A formação realiza-se, segundo uma nota da Câmara Municipal do Porto Novo, graças à parceria existente entre a edilidade porto-novense e a empresa CV Telecom.


Sebastião Monteiro, vulgo “Betchinha”, é um construtor e tocador de tambores, tendo já fabricado cerca de um milhar destes instrumentos essenciais nas festas juninas em Santo Antão.


Também foi assinado um protocolo entre a Associação dos Artesãos e a Câmara Municipal do Porto Novo, que consiste na cedência de um espaço no Laboratório Experimental de Artesanato e Design à associação para o desenvolvimento do projecto ecoarte (utilização de materiais recicláveis para a produção de arte).

 

Inforpress/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Agenda

Follow Us

Deixe um comentário