Portugal: Espetáculo de teatro “A terceira margem do rio” assinala Dia Mundial da Língua Portuguesa 

O espetáculo de teatro “A terceira margem do rio” é apresentado hoje, em Lisboa, para assinalar o 05 de Maio, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP e Dia Mundial da Língua Portuguesa.

De acordo com a Secretariado Executivo da CPLP, a peça de teatro do Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa (FESTLIP-Brasil) é uma co-produção com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) baseada na obra de Guimarães Rosa, “A terceira margem do rio”.

Conforme a mesma fonte, o espetáculo de teatro, com a direção do brasileiro Paulo de Moraes, em parceria com a companhia portuguesa Teatro Meridional, estará em exibição de 05 a 07, no Teatro Meridional, em Lisboa.

O elenco é formado pela companhia teatral Trupe FESTLIP, criada em 2017, composta por actores dos nove Estados-membros da CPLP, sendo Naty Martins (Cabo Verde), Erica Chissapa (Angola), Susana Vitorino (Portugal), Leonardo Miranda (Brasil), William Ntchalá (Guiné-Bissau), Mirella Aracil (Guiné-Equatorial), Horácio Guiamba (Moçambique), Rossana Prazeres (São Tomé e Príncipe) e Moisés dos Santos (Timor-Leste).

Para além do espectáculo de teatro, a CPLP promove de 02 a 05 um ciclo de debates subordinado ao lema “Realidades, desafios e oportunidades no espaço da língua portuguesa: literacia, ciência, cultura e economia”, para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa e o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP.

Desde 2009, é comemorado o 05 de Maio, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, instituído pela XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, sendo que a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) proclamou esta data como o Dia Mundial da Língua Portuguesa, em Novembro de 2019.

Essa proclamação foi o reconhecimento do papel e a contribuição da língua portuguesa para a preservação e disseminação da civilização e da cultura humanas, destacando que o português é a língua mais falada do hemisfério sul e a língua oficial de organizações regionais e da conferência geral da Unesco.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest