Portugal: Princezito, Dieg e Cremilda Medina atuam no festival Jardim de Verão na Gulbenkian

Os artistas Princezito, Dieg e Cremilda Medina são os nomes cabo-verdianos confirmados para o festival Jardim de Verão que acontece no Jardim Gulbenkian, em Lisboa, de 22 de Junho a 07 de Julho.

De acordo com o artista luso-cabo-verdiano Dino D’Santiago, a quem coube a responsabilidade da curadoria da música, o Jardim Gulbenkian volta a abrir as suas portas para “celebrar os sons e os ritmos de várias culturas, apresentando, além de música, histórias e testemunhos que se expressam também através de imagens e palavras”.

Ao longo de três fins de semana, os espaços da Gulbenkian, como Sítio da Oliveira, o Anfiteatro ao Ar Livre e o palco do Grande Auditório irão receber cerca de duas dezenas de concertos.

A atuação de Princezito, com “Pilon de xou” que traz batuku e outros ritmos de Cabo Verde, está marcada para o dia 06 de Julho, pelas 17:00 (15:00 em Cabo Verde), no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian.

No mesmo dia, atua o músico multi-instrumentista Dieg, às 19:00, Anfiteatro ao Ar Livre Jardim Gulbenkian, e Cremilda Media sobe ao palco do Grande Auditório, no dia 07 de Julho, a partir das 17:00.

“No ano em que se celebram datas tão importantes como os 50 anos do 25 de Abril e os 100 anos do nascimento de Amílcar Cabral, o Jardim de Verão ensaia-se na arte de contar histórias difíceis e de experimentar diálogos poéticos, portadores de solidariedade e futuro”, disse Dino D’Santiago.

Entre os cabo-verdianos convidados, também está o DJ e produtor musical Berlok, que regressa ao Jardim de Verão com um concerto que “cruza a música tradicional cabo-verdiana com novos ritmos”.

Além da música, com concertos gratuitos, o evento também terá filmes, performances e conversas, sendo que uma delas será sobre “A outra face do homem: uma leitura das cartas de Amílcar Cabral”, no Auditório 2 das Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 07 de Julho, com Nádia Yracema, Joãozinho da Costa, Ana Valentim e Matamba Joaquim.

Além dos cabo-verdianos, entre os artistas que vão subir ao palco encontram-se nomes como Leo Middea e Japa System (Brasil), João Caetano e Luiz Caracol (Portugal), Assa Matusse (Moçambique), Jéssica Pina (Portugal de ascendência cabo-verdiana e angolana), Soluna (Argentina) e Kimi Djabaté (Guiné-Bissau).

Em 2022, Raiz Di Polon, Mário Marta e Hilar foram os nomes cabo-verdianos que actuaram no festival Jardim de Verão que aconteceu no Jardim Gulbenkian, e em 2022 foram Kady, Batukadeiras X, Banda Monte Cara e Acácia Maior.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest