PR diz que Sara Tavares soube projectar Cabo Verde e criar pontes entre cabo-verdianos nas ilhas e na diáspora

 O Presidente da República afirmou hoje que a cantora Sara Tavares, falecida domingo, 19, em Lisboa (Portugal) soube projectar Cabo Verde e criar pontes entre cabo-verdianos que vivem nas ilhas e na diáspora.

José Maria Neves, que aproveitou a cerimónia de condecoração do Presidente da Roménia, Klaus Werner Iohannis, que se encontra de visita oficial a Cabo Verde,  para uma “vibrante homenagem” a Sara Tavares afirmando que “através da sua voz, do seu sorriso, do seu olhar, plantou a paz, a amizade e a fraternidade entre os cabo-verdianos, mas também entre os cabo-verdianos e o mundo”.

“E queria, pois, iniciar este momento com uma vibrante homenagem à Sara Tavares por tudo o que ela fez por Cabo Verde e espero, como já escrevi, que a sua voz continue a iluminar os nossos caminhos”, disse o chefe de Estado sobre a jovem filha de pais cabo-verdianos nascida na diáspora.

A artista Sara Tavares morreu este domingo, 19, num hospital, em Lisboa, aos 45 anos, vítima de um tumor. Tinha sido diagnosticada com um tumor no cérebro há mais de uma década, o que fez com que em 2009 fosse obrigada a interromper a carreira por alguns anos.

A carreira de Sara Tavares começou com a vitória na final da primeira edição do programa da SIC “Chuva de Estrelas” (1994) com um tema de Whitney Houston.

No mesmo ano, Sara Tavares venceu o Festival da Canção da RTP com o tema “Chamar a Música”, o que lhe abriu as portas à Eurovisão, onde conseguiu a 8º posição entre 24 concorrentes.

Sara Tavares tem vários álbuns no mercado, como “Shout” (1996), “Mi Ma Bô” (1999), “Balancê” (2005), “Xinti” (2009) e “Fitxadu” (2017).

Em 2011 Sara Tavares venceu o Prémio de Melhor Voz Feminina nos Cabo Verde Music Awards (CVMA), em 2012 recebeu o Prémio Carreira do Africa Festival, na Alemanha e foi nomeada como Artista Revelação nos Prémios BBC Radio 3 World Music, em 2007.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest