Programa televisivo “Nha Terra Nha Cretcheu” completa 15 anos

Programa televisivo “Nha Terra Nha Cretcheu” completa 15 anos

O programa “Nha Terra Nha Cretcheu” assinala este ano 15 anos desde a emissão do seu primeiro episódio. O episódio comemorativo que vai para o ar hoje, dia 15 de junho, conta com a participação do Presidente da República e também junta os três apresentadores do Nha Terra.

Foi para o ar pela primeira vez em Maio de 2006, onde o Nha Terra Nha Cretcheu dedicou a sua primeira série, 26 episódios, aos principais destinos de Cabo Verde em cada ilha. Na altura, o formato era apresentado por Alveno Figueiredo e Silva que foi a cara do programa até 2007, ao qual se seguiu Abraão Vicente, atual ministro da Cultura que foi apresentador até janeiro de 2011.

 

Desde então e até ao momento, Giordano Custódio assume os comandos da apresentação do programa da RTP África que é produzido pela Agência Caboverdiana de Imagens (ACI).


São quinze anos a levar Cabo Verde ao Mundo”, segundo diz a produtora na nota oficial. Emitido semanalmente na RTP África desde 2006, os conteúdos deste programa já passaram também pelo televisão pública nacional, TCV.


No total “são 705 episódios, 587 horas de emissão, mais de 3500 reportagens e 10.000 entrevistas”.


O mesmo comunicado adianta que o programa vai assinalar os 15 anos com várias iniciativas, entre as quais um edição especial onde vão passar em revista os momentos mais marcantes do Nha Terra Nha Cretcheu. O episódio comemorativo que vai para o ar hoje, dia 15 de junho, pelas 20h00 (CV), conta com a participação do Presidente da República de Cabo Verde e também dos ex-apresentadores do programa e ainda uma participação especial do músico Tito Paris.


“Vamos passar em retrospetiva esta década e meia de vida, falar dos momentos mais marcantes, das histórias que nos comoveram e que também fazem parte da nossa história”.


A produtora anuncia igualmente a edição de um livro de crónicas com algumas das melhores histórias que o programa tem registado e uma nova rubrica online “Memórias” que traz de volta reportagens que fazem parte da história do programa.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest