Projecto “África Film Lab” prevê criar uma escola de cinema em Cabo Verde – promotor

O director executivo do Festival internacional de cinema e DjârFogo Internacional Film Festival, Guenny Pires, anunciou no dia 25 que o projecto “África Film Lab” prevê a criação de uma escola de cinema em Cabo Verde.

Guenny K. Pires, que é cineasta cabo-verdiano/americano radicado nos Estados Unidos da América, falava à Inforpress, hoje na cidade da Praia, à margem do workshop masterclasses de produção cinematográfica que decorre no Palácio da Cultura Ildo Lobo no âmbito do projecto educacional “Africa Film Lab/Film”.

Explicou que a iniciativa se enquadra na quarta edição do DjârFogo International Film Festival” (DIFF), que acontece na Cidade da Praia, de 24 a 28 de Maio, em celebração do centenário de Amílcar Cabral e do cinema africano.

A mesma fonte adiantou igualmente que o projecto “Africa Film Lab” é um programa desenhado para ensinar aos cineastas cabo-verdianas como produzir filmes profissionalmente, ou seja, técnicas que lhes permite escrever, filmar, fazer a pós-produção, mas sobretudo como apresentar o projecto para um festival de filme.

“Tendo em conta que em Cabo Verde não há muitas formações nesta área, e não tem uma escola de cinema, a nossa ideia é transformar o projecto “África Film Lab”, e nos próximos cinco anos criar uma escola de cinema para dar curso direccionado ao cinema”, precisou.

Segundo Guenny Pires, o programa educacional Africa Film Lab promove debates, mentorias e workshops para jovens e profissionais desta área.

Este é o primeiro de três programas enquadrados na quarta edição do DjârFogo International Film Festival que terá continuidade nos meses de Setembro e Novembro.

O DIFF é um festival internacional de cinema criado pela Txan Film, uma produtora independente dirigida por Guenny K. Pires, e conta com a parceria da Mount Saint Mary’s University/Hollywood Studio Campus, da Fundação Amílcar Cabral.

O evento conta ainda com apoio da Presidência da República de Cabo Verde, Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, Câmara Municipal da Praia, Universidade de Cabo Verde, Instituto Pedro Pires, Oásis Atlântico, Embaixadas dos EUA e Cuba, Centro Cultural Português entre outros parceiros.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Agenda