Pucarinha é protagonista de exposição de cerâmica em São Domingos

A exposição intitula-se "Pukarinha – Nos Storia na Nos Mó" é focada neste utensílio de barro produzido em Cabo Verde.

“Pukarinha – Nos Storia na Nos Mó” é o título da primeira exposição a solo da olaria Cerâmica Ortet, situada em São Domingos, interior de Santiago. O objetivo da exposição é fazer uma viagem no tempo e na tradição cabo-verdiana através da peça pucarinha ou “Pukarinha” que é um símbolo da cultura cabo-verdiana.

Segundo a nota de imprensa, a exposição vai ser inaugurada nesta sexta-feira, 14 de junho, no concelho de São Domingos, e pretende fazer o público percorrer no tempo e seguir a evolução desta peça desde um simples utensílio de cozinha para um símbolo emblemático da arte.

“Esta exposição oferece uma oportunidade única para os visitantes mergulharem na essência desta nação insular, sendo transportados através do tempo e da tradição para um mundo onde a história encontra a arte”, avança o comunicado.

Feita em barro, a peça que “antigamente era muito usada pela classe elite, hoje continua a ser deslumbrada não pela estética mas sim pelo seu significado cultural”.

A olaria Cerâmica Ortet que fica situada no concelho de São Domingos, foi fundada por António Ortet há 27 anos e dedica-se à preservação e celebração do património artesanal de Cabo Verde com criação de peças cerâmicas que narram a tapeçaria cultural e histórica do arquipélago.


Cidália Semedo/ Estagiária

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Agenda