Sal: Grupo de artistas romenos expõe obras inspiradas na vida quotidiana na ilha turística

Um grupo de oito artistas plásticos oriundos da Roménia, apresenta obras inspiradas na vida quotidiana da ilha do Sal, cuja exposição vai estar patente ao público hoje e segunda-feira, na Kasa d’Arte em Santa Maria.

Em mostra, com abertura logo à tarde, o grupo de artistas que está há uma semana na ilha do Sal, expõe uma média de 20 quadros criados a partir de experimentações locais, pintados no lugar onde encontram-se hospedados.

Assim, os visitantes da Kasa d’Arte, em Santa Maria, poderão apreciar o projecto denominado “Abraços”, que surgiu a partir de uma relação de amizade entre o músico, autor e compositor Nhelass Spencer e uma romena, estabelecendo essa ponte, e estreitando os laços a nível da cultura, que resulta nessa primeira exposição de artistas romenos na ilha turística.

Nhelass Spencer conta que na Roménia, essa sua amiga transformou uma casa em ruína, num ateliê e num estúdio de música, cujo projecto foi baptizado como o nome “Abraços”, que agora promove esta exposição na ilha do Sal.

A artista plástica e também professora de arte Tatiana Alban, um dos elementos do grupo, que há três anos tinha estado em Cabo Verde, por ter “gostado tanto”, volta desta vez com um grupo de artistas romenos, para pôr de pé este projecto de pintura, engendrada também com a referida senhora, amiga do Nhelass Spencer, e que há vários anos vem ao Sal, onde aliás comprou uma casa.

“Gostamos do ambiente, da vida quotidiana, do calor humano, o que nos inspirou, e cada um passou para a tela o que lhes veio da alma, das vivências e lugares visitados”, explicou a artista romena, que espera voltar mais vezes.

Segundo Tatiana Alban, os quadros não foram criados com a intenção de uma exposição/venda, porém se aparecer interessados poderão ser vendidos.

Caso contrário, parte será levada para Roménia, mas outros tantos deverão ficar na Kasa d’Arte como oferta, já que o projecto “Abraços”, nesta relação de amizade Roménia/Cabo Verde, conta com o apoio da autarquia local.

A Kasa d’Arte em Santa Maria, no Sal, reabriu as portas, em Fevereiro de 2021, depois de algum tempo fechado para remodelação, permitindo melhor espaço para a promoção de produtos engendrados pelos agentes culturais, artistas plásticos e artesãos, salenses.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Agenda