Sal: Grupo de pianistas lembram Dona Tututa durante concerto comentado

Um grupo de pianistas no Sal vão lembrar Dona Tututa num concerto comentado, promovido pela autarquia e a comissão de gestão da Escola Municipal de Musical Tututa Évora (EMAT), para marcar mais um ano do falecimento da pianista.

O concerto, que será abrilhantado por vários pianistas da ilha, deverá ocorrer na quarta-feira, 26, pelas 17:30, na Escola de Artes Tututa em homenagem à sua patrona.

Para alguns músicos e pianistas, que contam estar presente no evento, é “necessário e importante” relembrar Dona Tututa com “a dignidade que merece”, tendo em conta o legado que deixou enquanto “exímia pianista”.

Quanto à Escola Tututa, dada à sua importância, uns e outros apelam a uma melhor atenção ao espaço que vem formando vários talentos na área da música, desde a sua criação.

A Escola de Artes Tututa é um projecto dedicado a servir a comunidade, oferecendo acesso ao mundo da música e promovendo um espírito de cultura e aprendizagem.

Conforme estatuto, o propósito da Escola Tututa é o ensino da música de uma forma gradual por professores qualificados, com a introdução de um sistema de avaliação e currículos diversificados, com a participação e contribuição da comunidade, estimulando o perfil do aluno, tendo sempre em consideração a sua vontade e vocação própria.

A escola oferece aulas de guitarra, baixo, piano e canto coral.

E com mais este concerto comentado, para assinalar o 8º ano do desaparecimento físico da pianista, a organização convida as pessoas a participarem no evento, com desfile de várias gerações de músicos e pianistas.

Epifânia de Freitas Silva Ramos Évora, mais conhecida por Tututa, nasceu a 6 de Janeiro de 1919 no Mindelo, era pianista e compositora de temas como “Vida Torturada “, “Mãe Tigre“, “Grito De Dor”, entre outros.

No ano de 1966, lançou o seu único disco, e em 2006 viu o seu nome dado à Escola de Artes em Espargos.

Dona Tututa Évora, como era carinhosamente conhecida, faleceu no dia 26 de Janeiro de 2014, na ilha do Sal.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Agenda