
Quarta-feira, 29 de Março, 2023
Gaviões e Patchê Parloa, tidos como grupos oficiais e grandes rivais na competição carnavalesca no Sal, fundem-se este ano, juntos num desfile de animação, para que a festa do Entrudo na ilha não passe despercebida.
Gaviões e Patchê Parloa são os dois grupos que têm participado com maior regularidade no Carnaval salense, porém este ano não vai haver competição carnavalesca, devido ao contexto de crise, que ainda se vive.
Assim, os dois grandes rivais do Carnaval, no Sal, entenderam juntar as suas ferramentas, ideias, bandas e foliões para num “trio elétrico” animar o Carnaval na ilha turística, prometendo muito brilho, música e batucada.
Não obstante as dificuldades financeiras, mormente neste contexto, os dois grupos carnavalescos, que este ano vão oferecer um desfile diferente, num “djunta mó” (juntar de mãos), vão avançando com os preparativos da festa do Rei Momo, este ano assinalado a 21 de Fevereiro.
Segundo Zeca, presidente do Grupo Gaviões, para quem brincar o Carnaval está no sangue, este ano embora sem competição, entre si, os grupos vão apresentar aos salenses, um “excelente” Carnaval de animação, cujo projeto, avançou, foi apresentado esta quinta-feira, à câmara, concretamente ao pelouro da Cultura, para observação e apoio.
“Estamos a sair de dois anos de crise, as pessoas não vão poder comprar roupa, trajes… Então decidimos nos juntar para esse desfile de animação, para não ficarmos sem brincar o Carnaval. Vamos fazer uma excelente exibição carnavalesca”, conta Zeca.
Contando arrastar cerca de mil foliões, separados em diferentes alas por camisolas e trajes coloridos, ao som de batucada, cor e alegria, abrilhantando a festa do Rei Momo na ilha turística, em plena avenida do Morro Curral, Zeca convida as pessoas a participarem, porque quanto maior for o número de figurantes “melhor”.
Desde 2018 que o grupo Patchê Parloa vem revalidando o título como melhor agremiação carnavalesca na ilha do Sal, tendo no Carnaval 2019, conquistado a maioria dos prémios, levado o troféu e o cheque de 300 mil escudos, durante cerimónia de entrega dos prémios, na cidade turística de Santa Maria.
No Carnaval de 2019, Patchê Parloa ganhou os reinados, rei e rainha, melhor porta-bandeira, mestre-sala, classificando-se no primeiro lugar com 1667 pontos.
Na altura, sentindo-se injustiçados, Zeca, líder dos Gaviões, que arrecadou os prémios de melhor carro alegórico, melhor música e Rainha de Bateria, ficando, desta feita, na segunda posição com 1467 pontos, disse que o grupo não vai se desmoralizar, prometendo regressar com “muito mais força” – que seria este ano-, pena que não há competição, pelas razões apontadas.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv