Sal: Presidente da Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde inteira-se da realidade a nível local

O presidente da Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV), Júlio Silvão Tavares, encontra-se no Sal para durante três dias inteirar-se da realidade do Cinema e Audiovisual na ilha turística, com foco na comunidade escolar.   

Júlio Silvão Tavares explicou, em declarações à Inforpress, que esta deslocação ao Sal, vem na sequência das visitas que a Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde tem programado para os diferentes concelhos do País, de modo a conhecer a realidade de cada um a esse nível.

Na ilha do Sal, onde dá o pontapé de saída, o responsável encontrou-se hoje com a delegada da Educação, Márcia Graça para, conforme disse, poder ter a ideia de como elaborar propostas e sugestões respeitantes a actividades de cinema e audiovisual nos centros de ensino.

“Tendo em conta que tanto a Direcção Nacional do Ensino como a Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde, têm a percepção comum da importância do cinema e audiovisual como complemento do ensino/aprendizagem”, sublinhou.  

De acordo com Silvão Tavares, a ideia geral, é realizar formação na potencialização da nova tecnologia de telemóvel voltada ao cinema, a nível da comunidade escolar, tanto na feitura de filmes, utilizando a nova tecnologia móvel, mas também em outras áreas do cinema e audiovisual que se mostrar necessário.

“Com a particularidade da exibição de filmes nas salas de aulas, e porque não nas salas do cinema, tendo em conta que os filmes devem ser vistos no seu habitat e o habitat do filme é a sala do cinema, resgatar o hábito das pessoas ir ao cinema ver filmes”, observou.

Durantes estes três dias de trabalho, Julio Silvão Tavares terá igualmente encontro com o presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, com o do Instituto do Turismo de Cabo Verde, Humberto Lélis, com o representante da Companhia de Teatro SalEncena e fazedores de cinema e do audiovisual da ilha, entre visitas às infra-estruturas ligadas à cinematografia.

Depois do Sal, o presidente da ACACV vai para São Nicolau com a mesma finalidade, devendo ali assinar um protocolo de parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Brava. 

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest