
Sábado, 3 de Junho, 2023
O escritor britânico de origem indiana Salman Rushdie, esfaqueado gravemente na sexta-feira, 12, quando se preparava para dar uma palestra no Estado de Nova Iorque, apresentou melhorias neste domingo.
“Ele está fora do ventilador, pelo que o caminho para a recuperação começou”, disse o seu agente Andrew Wylie, que reconheceu que será um longo caminho.
O também escritor e amigo Aatish Taseer acrescentou, por seu lado, que, Rushdie não precisa mais da ajuda de aparelhos para respirar e consegue se comunicar com as pessoas.
No sábado, ele falou e até contou anedotas.
Fontes hospitalares revelaram que Salman Rushdie também teve o fígado atingido e corre o risco de perder um olho.
Ele terá recebido cerca de 10 a 15 facadas, que atingirem nervos no olho e também num dos braços, mas o escritor deve recuperar os movimentos da mão.
Autor do livro “Os versos satânicos”, ele tinha a cabeça a prémio desde 1989 quando o líder espiritual do Irão, Ayatola Komeyni, ofereceu três milhões de dólares pela sua cabeça por considerar que a obra uma blasfémia.
O agressor Hadi Matar, tem 24 anos e viveEstado de Nova Jersey.
A polícia não avançou ainda qualquer detalhe sobre os motivos do ataque, mas, segundo as autoridades, aparentemente ele agiu sozinho.
Ao ser apresentado ao tribunal ontem, ele declarou-se inocente, mas o juiz determinou a sua prisão preventiva e sem fiança.