Santa Cruz Art Week quer ser uma “referência internacional” na arte urbana

O Santa Cruz Art Week – SCAW, que arrancou ontem, dia 17, em Santa Cruz (Santiago), vai apostar em 2024 na internacionalização e quer ser uma “referência internacional” na arte urbana, disse hoje à Inforpress o mentor do projecto, Hélder Cardoso.

A estratégia, segundo o também artista que tem marcado presença em outros festivais semelhantes a nível nacional e internacional, passa pela internacionalização deste evento, lançado em 2018, tendo como objectivo trazer para Cabo Verde, mais concretamente para Santa Cruz, artistas de renome de diferentes nacionalidades.

Para tal, avançou que a organização vai concorrer a fundos a nível internacional para que possa reunir as condições logísticas para trazer estes “artistas de renome internacional” deste género de arte visual, cujos contactos já estão a ser feitos.

“Um dos objectivos é tornar o SCWAK numa referência não só nacional, mas, também internacional na arte urbana. Queremos que quando se fala da arte urbana no panorama africano que Santa Cruz Art Week seja visto como uma plataforma que faz interligação entre artistas, tanto africanos como de outros continentes”, admitiu Hélder Cardoso mais conhecido por HJC.

Por outro lado, disse que quer que contribua para mudança de mentalidade sobre a arte, em particular a arte urbana, para quem a sua importância não se reduz apenas ao aspecto visual.

A arte urbana, segundo HJC, contribui na promoção do turismo, e na dinamização da economia local e
nacional.

O SCAW, que cumpre a quarta edição de hoje a domingo, 19, regressa depois de anos de paragem por causa da pandemia da covid-19 e questões logísticas, numa versão reduzida, ou seja, de três dias em vez de uma semana.

À semelhança das outras edições, segundo o entrevistado da Inforpress, o foco principal do SCAW é a pintura de murais, que este ano vai reunir artistas como Tutú Sousa, Edson Garcia, Simone Spencer, Anderson Luis, Tony Kaya Barbosa e Jandira Teixeira Silva, incluindo ele próprio, para pintarem uma parede em frente ao Centro de Emprego e Formação Profissional (CEFP) de Santa Cruz, em Achada Fátima.

Conforme adiantou nessa “tela gigante”, a ser inaugurada no próximo domingo, 19, e que vai fazer “cair o pano” da quarta edição do SCAW 2023 vão deixar mensagens sobre ambiente, pesca e Santa Cruz.

Para este sábado, prossegue a pintura mural, e ainda conta da programação um workshop fotografia e vídeo no telemóvel, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santa Cruz, oficina de pintura com crianças, em frente ao CEFP, palestra protecção dos oceanos “o impacto do lixo no oceano”, no Centro Katchás, destinado, sobretudo para os pescadores santa-cruzenses.
 
No domingo, além da inauguração da pintura mural, prevê-se a realização de um conjunto de actividades desportivas, no âmbito da Semana Municipal do Desporto em Santa Cruz.

Inforpress/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest