São Vicente: Concertos nos mercados e serenata na Praça Nova para celebrar Dia Nacional da Morna

O Ministério da Cultura convidou Diva Barros, Jenifer Solidade, Bertânia Almeida e Fábio Ramos a fazerem miniconcertos, hoje, nos mercados do Mindelo e na Praça Nova, em São Vicente, para assinalar o Dia Nacional da Morna.

Diva Barros, cantora que foi recentemente distinguida na categoria “World Music”, nos International Portuguese Music Awards, com a música “Bo Mister”, do seu CD “Um bem dum cavaquim”, vai subir ao palco, a partir das 18:00, na Praça Nova (Praça Amílcar Cabral), onde decorre a exposição da Feira do Artesanato de Cabo Verde (Urdi).

Também na manhã de hoje, o Mercado de Peixe de São Vicente recebeu concertos com Jenifer Solidade, o mercado da Praça Estrela teve uma actuação de Betânia e Mercado Municipal recebeu o cantor Fábio Ramos, vencedor do concurso “Todo Mundo Canta”, em 2019.

Igualmente, na cidade da Praia, haverá uma serenata para assinalar o Dia Nacional da Morna, com concentração na Pracinha da Escola Grande, no platô, a partir das 17:00 e dirigido por Avu Rodrigues e Palinh Évora.

Além dos concertos, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) promove várias actividades culturais junto com as escolas beneficiárias do programa Bolsa de Acesso à Cultura.

O Dia Nacional da Morna foi instituído em Fevereiro de 2018, dia do nascimento do compositor e músico Francisco Xavier Da Cruz – B.Leza, compositor que marcou a geração dos músicos cabo-verdianos, desde a sua época até à actualidade.

A Morna foi consagrada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) a 11 de Dezembro de 2019.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Agenda