São Vicente: Mostra de filmes promove cinema dirigido por mulheres

A segunda edição da Mostra de Filmes Dirigidos por Mulheres- CENA será exibida nos dias 27 e 28 de Março, para promover o cinema feito por mulheres, principalmente realizadoras de Cabo Verde e dos países de língua portuguesa.

De acordo com nota da organização, a mostra realizar-se-á em formato ‘online’, na página Facebook da CENA e acontece no âmbito da celebração do mês de Março – mês da mulher.

A mostra conta com a presença de realizadoras de Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

 

No dia 27, serão exibidos o documentário “Marcas do desterro” de Teodora Martins, de São Tomé e Príncipe, e mais três documentários feitos por realizadoras moçambicanas “À Espera” de Sónia André, “Nkwama” de Gigliola Zacaras e “Kalunga” de Lara Sousa.

 

No dia seguinte, vai à tela os documentários de realizadoras cabo-verdianas, “Dadeci”, de Lara Plácido, e “Buska Santu” de Samira Vera-Cruz.

 

Ainda nesta edição, a historiadora e realizadora cabo-verdiana-americana Claire Andrade Watkins vai lançar o seu novo filme e participar numa conversa online.

 

No entanto, em colaboração com a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), no Mindelo, decorre até 26 de Março “os miniCENAs” – as mostras “tradicionais”, com grupos de estudantes, durante as aulas.

 

Estão programados a exibição dos documentários “Some Kind of Funny Porto Rican”, de Claire Andrade-Watkins, “Bidon”, de Celeste Fortes e Edson Silva, “Buska Santu” e “Sukuru”, de Samira Vera-Cruz e ainda “Mina Kiá”, de Katya Aragão, de São Tomé e Príncipe.

 

A mostra conta com o apoio da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), REDE de Cinema e Audiovisual PALOP-TL e Universidade Jaguelónica de Cracóvia, Polónia.

 

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest