Sexta Gala Dja D’Sal Awards galardoa pessoas e entidades salenses que se destacaram em 2023

A ilha do Sal voltou a vestir-se de gala na noite deste sábado para acolher a 6ª edição da Gala “Dja D´Sal Awards, by Unimix”.

Depois de três anos de interregno, a Unimix, organizadora deste evento que visa distinguir e premiar as pessoas e entidades que mais se destacam na ilha durante o ano de 2023, volta a presentear os salenses com uma noite de “puro glamour”, música e dança, para mostrar que a Gala Dja D´Sal voltou para ficar.

Este ano, assim como tem sido hábito nas edições anteriores, o projecto prestou homenagem a uma figura da ilha pelo seu contributo tanto na cultura como no desporto e Alcides Brito, “Tchinoa”, mereceu o certificado de reconhecimento, entregue pelo ministro dos Transportes e Turismo, Carlos Santos.

A Escola de Formação Inter Zonas (EFIZ), que ao longo dos anos tem feito um trabalho “meritório” com crianças e jovens da ilha, mereceu o “prémio incentivo”.

Ao longo da noite foram anunciadas as 19 categorias disputadas nas mais diversas áreas.

Na categoria desporto, a equipa da Palmeira, campeã nacional de futebol, foi a vencedora na categoria “equipa do ano”, Toca Leite foi distinguido como “treinador do ano” e António Rodrigues como “árbitro do ano”.

Latch Soares recebeu o título de “atleta masculino do ano” enquanto “atleta feminino do ano” foi para Maísa da Luz.

A DG Produções, que neste ano organizou o Festival Internacional de Santa Maria, foi galardoada como melhor promotor de eventos e, logo de seguida, foram anunciados os vencedores na categoria “melhor voz masculina” e “melhor voz feminina”, tendo Lizender Medina e Stefania Lopes sido os premiados.

Ainda ao longo da noite, Mitcha TNT foi anunciado com “o movimento juvenil hip hop” que mais se destacou durante o ano, enquanto que Dj W Lopes foi o “Dj do ano”.

O jornalista da RTC Valdemar Almeida foi distinguido como “comunicador do ano”, Dilan Tour como “melhor operador turístico”, a Associação Abraçar Sal foi distinguida com o prémio “ação social” e Indira Santos como “empreendedora do ano”.

Randy Pinto foi quem mais se destacou nas áreas de artes visuais e ao artista Dynamo foi entregue o prémio “personalidade do ano”.

A gala terminou com todos os nomeados a subirem ao palco ao som da música do ano “eu e tu”, de Dwayne.

Presente no evento, o autarca salense Júlio Lopes, felicitou a equipa “Unimix” pela qualidade do evento que “agradou todos os presentes” e estendeu os cumprimentos a todos os nomeados e aos vencedores da noite nas diversas categorias.

“Referir que o espetáculo que vimos hoje demonstra que nesta ilha do Sal há uma dinâmica muito grande, o Sal está a destacar-se em várias áreas, vê-se que há muito talento nesta ilha, por esta razão nós estamos a promover esta ilha, não só no contexto nacional, como internacional”, frisou o edil.

“A Câmara Municipal, como uma das parceiras deste evento, vai continuar a apoiar e a reforçar o seu apoio, por ser uma grande montra da grandiosidade cultural e desportiva que está a acontecer na ilha do Sal”, concluiu Júlio Lopes destacando a projeção da ilha que o evento proporciona.

Susana Rendall, que neste ano abraçou o projeto da Unimix, destacou a satisfação de fazer parte desta equipa que acreditou que a ilha do Sal “merecia uma premiação para as entidades e personalidade individuais que tem feito através do seu trabalho para enaltecer a ilha”.

“Desde a primeira edição a equipa da Unimix tem feito um grande trabalho e com muito esforço e muito mérito, vencendo todos os obstáculos e dificuldades, acreditamos que agora não é para parar. Vamos dar continuidade, ouvindo todas as críticas construtivas, para melhorarmos a cada ano”, asseverou.

“A ilha do Sal respondeu bem a essa retoma, as pessoas acreditaram no projeto, depois de três anos sem ser realizado ainda estão connosco aqui, foram vários meses de incansável trabalho e nós, certamente a ilha também, estamos orgulhosos”, concluiu.

A gala Dja D’Sal Awards teve a sua primeira edição no ano de 2015, com um interregno de três anos, e agora ressurge para continuar a galardoar e distinguir pessoas, instituições e obras salenses que se destacaram no âmbito pessoal, cultural ou social, durante o ano.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest